
Autor:
Redação
Seção:
Noticiário geral
Publicado em:
14 de Setembro de 2025
Tempo de leitura:
2 minutos
Cartum de Guto Camargo homenageando o Salão de Piracicaba, além de outro ícone famoso da cidade; as tradicionais pamonhas de Piracicaba.
Balançando o Salão de Humor de Piracicaba
Por: Redação
Na noite de sábado (30 de agosto) foi aberta a 52ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP) que segue até 2 de novembro. A edição deste ano apresenta 384 obras de 202 artistas de 22 nacionalidades.
O salão, um dos mais importantes e longevos do mundo, goza de imenso prestígio entre os artistas gráficos brasileiros a ponto deles produzirem um vídeo em apoio ao evento que, enviado à Secretaria Municipal de Cultura na pessoa de Júnior Kadeshi (foto no destaque), coordenador da premiação, foi exibido na cerimônia de abertura. A produção do vídeo, realizada por iniciativa da cartunista Cláudia Kfouri com a participação de vários artistas, demonstra o carinho e a preocupação com o Salão que passou recentemente por alguns contratempos junto à Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores de Piracicaba (ver matérias da Revista Pirralha linkadas ao final do texto).
No entanto, o balanço - no geral positivo - feito pelos cartunistas não os impede de fazer críticas pontuais ao evento, como foi o caso da estranheza causada pelo fato de as obras vencedoras não terem sido projetadas no telão e dos vencedores que subiram ao palco não terem direito à palavra, regra quebrada por Rui Miranda que pediu a palavra e acabou se manifestando.
“Em mais de 50 anos de história, o Salão tem abordado, de forma crítica, temas de importância mundial, que mobilizam a sociedade.”
Junior Kadeshi, coordenador do Salão
Apesar deste incômodo, Kadeshi é apoiado e visto pelos artistas e pelas associações profissionais, como a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas (AQC) e a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), como o principal interlocutor junto ao governo municipal em relação aos assuntos referentes ao Salão de Humor de Piracicaba. Bira Dantas resume a relação dos chargistas com o salão de maneira exemplar; “a gente segue acompanhando e vendo o que rola. E aí tomamos atitudes sempre pra ajudar e nunca pra atrapalhar”.
...........................