Bandido bom é o bandido punido pela lei

Autor:
Redação

Seção:
Charge & cartum

Publicado em:
21 de Setembro de 2025

Tempo de leitura:
~1 minuto

Congresso legislando em causa própria (montagem de Guto Camargo sobre foto da Agência Brasil)

Bandido bom é o bandido punido pela lei

Por: Redação

Setembro de 2025 foi, do ponto de vista político, um mês bastante agitado. A direita, entrincheirada na Câmara dos Deputados em Brasília declarou guerra à democracia e aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, chamada também de PEC da Bandidagem por proteger deputados de investigação da justiça e deu continuidade ao projeto de anistia para os condenados do 8 de janeiro (as propostas ainda precisam da aprovação do Senado).

A esquerda deu o troco e encheu as ruas em diferentes cidades do país no domingo 21. Milhares de manifestantes ocuparam o espaço publico em locais como Belo Horizonte, Brasília, Salvador, São Paulo entre outras. O Rio de Janeiro contou com a participação de vários artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, que fizeram o chamamento do ato e se juntaram ao protesto, em um movimento, que, junto a outras artistas em outras localidades, remetiam às grandes manifestações de enfrentamento à ditadura quando a classe artística se uniu aos democratas pedindo liberdade e enfrentando a ditadura ao lado do povo.

Os chargistas, assim como naquele período, agora também engrossam este movimento artístico e usam os seus desenhos contra os projetos antidemocráticos que contaminam o parlamento brasileiro

Clique imagem para ampliar


Geuvar


Guto Camargo


Mario Sérgio


Nei Lima


Lute


Paulo Batista


Thiago


Thiago


Aurélio


Zepa Ferrer


Lute


Milton


Trilho


Vitor Teixeira


Thiago


Thiago