Museu de HQ fecha as portas na Itália

Autor:
Redação

Seção:
Noticiário geral

Publicado em:
12 de Junho de 2025

Tempo de leitura:
2 minutos

A sede do museu,uma antiga fábrica na cidadede Milão, fechado por determinação da prefeitura (foto: Wikemedia)

Museu de HQ fecha as portas na Itália

Por: Redação

O Museo WOW - Espaço de Quadrinhos, (museu, arquivo histórico e biblioteca) inaugurado em 1 de abril de 2011 em Milão (Itália), administrado pela Fundação Franco Fossati, vai fechar as portas em 15 de junho pois a Prefeitura da cidade comunicou que o prédio deverá ser desocupado enquanto a licitação para a transferência do espaço não se concretiza. O motivo do despejo é que o museu acumulou uma dívida de aluguel com a prefeitura nos três anos em que permaneceu fechado durante a pandemia.

Mas o surreal da situação é que a Fundação mantinha conversação com as autoridades para solucionar o problema e participa do processo licitatório, no entanto, a proposta feita pela Fundação de permanecer no local até a conclusão da licitação não foi aceita, mesmo depois de uma campanha pública e de m abaixo-assinado em defesa do espaço.

Luigi F. Bona, Diretor do Museu WOW declarou em nota oficial que “não se pode pedir à Fundação que esvazie o prédio inteiro, armazene todos os materiais em um depósito por alguns meses e depois retorne como se nada tivesse acontecido: os custos de tal operação são insustentáveis. Se, por algum motivo, a Fundação não fosse aprovada na licitação, abandonar as instalações seria o pedido mais lógico e compreensível, mas agora é completamente incompreensível”

Diante do impasse o Museu resolveu fechar suas portas, cancelar duas exposições planejadas, os acampamentos de verão, os cursos de história em quadrinhos e despedir toda a equipe. Assim, a burocracia da administração municipal presta um desserviço à cultura da 9ª arte.

 Franco Fossati (1946 – 1996) foi jornalista, pesquisador, editor da Topolino, roteirista da Disney na Itália e autor do Dizionario del Fumetto (Dicionário de Quadrinhos). Após sua morte seu acervo passou para a Fundação Franco Fossati, criada por seu irmão Furio. Em 1997, foi estabelecido o Prêmio Franco Fossati para trabalhos de crítica e ensaios sobre quadrinhos. Desde 1997, durante o evento Cartoon Club, realizado em julho em Rimini, um prêmio lhe é dedicado, no qual estão incluídos ensaios sobre quadrinhos publicados no ano anterior.