O espírito carnavalesco em charges

Autor:
Redação

Seção:
Charge & cartum

Publicado em:
22 de Fevereiro de 2025

Tempo de leitura:
~1 minuto

Frase de autoria desconhecida que circula pelas redes sociais. Montagem sobre desenhos de J Carlos (1884 - 1950)

O espírito carnavalesco em charges

Por: Redação

É um hábito comum no Brasil dizer que o ano só começa depois do carnaval, mas em 2025, pelo menos na área política as coisas começaram a acontecer dias antes. Em 18 de fevereiro a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas pela tentativa de golpe de Estado realizada no dia 8 de janeiro de 2022. Agora cabe a 1º turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar ou não a denúncia, sendo que o relatar do caso é o ministro Alexandre de Moraes, popularmente chamado de Xandão. Segundo diversos especialistas a robustez das provas é inequívoca, o jurista Pedro Serrano,por exemplo, afirmou que a tentativa de golpe "está sobejamente comprovada".

Este fato, por si só já forneceria material suficiente para as charges políticas, mas o inelegível resolveu dar uma ajudinha extra para os chargistas e declarou em um evento do Partido Liberal, ao qual é filiado, que não estava preocupado com uma eventual detenção: "Caguei para a prisão", declarou, Alguns chargistas que procuravam um mote para seus desenhos encontraram aí a inspiração que buscavam.

Após receber várias críticas, inclusive dos próprios aliados, Jair Bolsonaro se explicou; "Ontem eu exagerei um pouquinho". Mas - podemos dizer - a merda já estava feita e não deu mais pra limpar. De qualquer forma, o resultado dos últimos dias está registrado nas charges políticas.

Clique na imagem para ampliar


Guto Camargo


Marco Aurélio


Cival Einstein


Zepa Ferrer


Nei Lima


Paulo Capilé


Milton de Faria


Milton de Faria


Paulo Batista


Zepa Ferrer


Bira Dantas


Bira Dantas