
Autor:
Redação
Seção:
Exposições
Publicado em:
1 de Agosto de 2025
Tempo de leitura:
3 minutos
Diversas caricaturas de Raul Seixas são apresentadas em espaço aberto no centro de São Paulo (na arte uma imagem feita por PauloTrilho)
Raulzito Seixas nasceu a 80 (mil) anos atrás
Por: Redação
Raul Seixas dispensa maiores apresentações, simplesmente é tido como um dos maiores (para muitos o maior) nome do rock brasileiro, morto em 21 de agosto de 1989, tem uma legião de fãs que imortalizaram a expressão “Toca Raul”, gritada em dez de cada dez apresentações onde se tocam os clássicos do rock. Nascido em Salvador (Bahia) no dia 28 de junho de 1945 iniciou a carreira na música no final da década de 1960 com o disco Raulzito e os Panteras e gravou seu último LP, Panela do Diabo, em 1989.
Para homenagear os 80 anos de nascimento e lembrar os 36 anos de falecimento deste artista iconoclasta irreverente e polêmico, os chargistas da Revista Pirralha entram em cena com suas caricaturas e celebram uma parceria com a Galeria Nova Barão (que une as ruas Barão de Itapetininga, 37 e Sete de Abril, 154, no centro de São Paulo - foto em destaque) e o Sebo Cultural Angelo Agostini, uma das lojas sediadas no local.
O resultado desta união é a mostra Raul 80 anos que, inaugurada no dia 2 (sábado) fica em cartaz ate 30 de agosto (sábado). A exposição apresenta 26 caricaturas de 22 desenhistas de vários estados brasileiros, além de um português de Coimbra, o novo parceiro da Revista Pirralha, o cartunista JAG (José Augusto Gomes)
A peleja de Raul Seixas com o INSS
O cantor, compositor e produtor musical Elton Frans, que trabalhou dez anos com Raul Seixas e lançará em breve o livro Raul Seixas uma lenda viva..., apresenta aos leitores uma bem-humorada crônica que escreveu em homenagem ao amigo.
Em um dia na sua vida Raulzito escreveu uma declaração ao INSS.
— Eu, Raul Santos Seixas, nascido no dia 28 de junho de 1945 na Bahia, Venho a V.Sas. declarar perante a “Judas” que eu sou o único brasileiro que é isento do pagamento do INSS por ter nascido “Ha Dez Mil anos Atrás”, portanto, eu não quero pagar nada.
O INSS analisou o caso e informou que não era bem assim, mas que daria um prazo para que Raul Seixas resolvesse a situação antes do dia em que a terra pare. Já no caso do auxílio-doença seria impossível ajudá-lo. Como se tratava de um Maluco Beleza, imprevisível, certamente poderia dar prejuízo aos cofres do governo.
Raul então respondeu: “Eu não vou sentar no trono do meu apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar.” Sem encontrar a solução do impasse, Raul, revoltado, resolveu publicar nos jornais; “Aluga-se o Brasil, tratar com Raul Seixas”.
Para chegar a um acordo amigável o lNSS fez uma proposta a Raulzito Seixas; “Tente outra vez !”
Eu, Elton Frans, assinei como testemunha.
“Em 1980, no álbum Abre-te sésamo (CBS), Raul Seixas incluiu a música Aluga-se que causou polêmica ao afirmar; A solução é alugar o Brasil. Passaram-se 45 anos e Raul, como bom visionário que era, acertou algumas coisas, como a situação da Amazônia e a privatização de imóveis públicos.”
Elton Frans