Apresentação

Autor:
Redação

Seção:

Publicado em:
1 de Setembro de 2021

Tempo de leitura:
3 minutos

Apresentação

Por: Redação

Um grupo independente de chargistas, ilustradores, caricaturistas, jornalistas e demais pirralhas e pirralhos se uniram para criar um novo veículo de comunicação na internet, moderno, ágil e ligado em tudo que acontece no planeta. Este projeto surgiu em 19 de janeiro de 2020 quando Bira Dantas criou um grupo de WhatsApp com este nome para reunir chargistas, ilustradores e cartunistas.

Pirralha entra em cena

Pirralha, conforme figura nos melhores dicionários, significa apenas criança, jovem ou uma pessoa pequena e, naturalmente, é o feminino de pirralho. Aqueles pesados livros (ou a leve internet de hoje) afirmam ser este um termo brasileiro de origem desconhecida. Uma vez que sua etimologia é um mistério ela se presta a diversos usos, inclusive o de desqualificar terceiros, a quem, pejorativamente, classificamos como sendo apenas um pirralho (ou pirralha, conforme afirmou aquele presidente de nefasta figura ao se referir a uma jovem ambientalista sueca)!

Mas a palavra pirralha, no caso efetivo dessa publicação – ora apenas digital – é mais que um adjetivo ou substantivo feminino, é uma ação, um verbo!

Nós, aqui reunidos e espalhados, pirralheamos. Desenhistas, escritores, poetas e outros rebeldes, pirralhas e pirralhos, se unem para fazer da Pirralha um exercício de crítica e criatividade. Mas não confundam o que aqui vai publicado como mera pirraça, que é uma forma de provocação que serve para – explicando de forma categórica – encher o saco.

Não, Pirralha é mais que isto, é uma crítica frente aos desafios da contemporaneidade, da política, da economia, do comportamento, é uma atitude moderna que vem para construir o novo através do humor e de outras artes destruindo o velho pensamento colonial e arcaico ainda enraizado na consciência nacional.

Pirralhando triunfaremos!

..........................

Este site é produzido com softwares livres; administrado com o CMS Bludit (informações em português podem ser obtidas AQUI e o site oficial conhecido AQUI) e diagramado a partir do CSS Simple Grid.

Conheça os artistas que fazem Pirralha

Acompanhe as redes sociais da Pirralha