Autor:
Redação
Seção:
Publicado em:
1 de Setembro de 2021
Tempo de leitura:
3 minutos
Expediente
Por: Redação
Defender o porte de humor para fazer do riso uma arma de defesa popular!
Um grupo independente de chargistas, ilustradores, caricaturistas, jornalistas e demais pirralhas e pirralhos se uniram para criar um novo veículo de comunicação na internet, moderno, ágil e ligado em tudo que acontece no planeta. Este projeto surgiu em 19 de janeiro de 2020 quando Bira Dantas criou um grupo de WhatsApp com este nome para reunir os artistas que, então, resolveram criar este site.
Princípios norteadores
A Revista Pirralha é para artistas que acreditam em uma sociedade mais justa e igualitária.
A Revista Pirralha é um órgão de comunicação independente, cooperativo e criativo nascido no meio digital, focado na arte do desenho em todas as suas variantes e aberto à palavra escrita.
A Revista Pirralha é uma plataforma que se vale do humor gráfico para estimular o pensamento crítico e a informação.
A Revista Pirralha defende valores como direitos humanos, igualdade racial e de gênero, respeito pelo meio ambiente e demais conquistas civilizatórios.
A Revista Pirralha procura contribuir para a instituição de práticas democratizantes nas comunicações e se opõe ao controle e vigilância exercido pelas empresas de internet sobre os internautas.
A Revista Pirralha não se submete a interesses econômicos, corporativos ou políticos recusando qualquer tipo de interferência na liberdade dos artistas.
A Revista Pirralha considera o trabalho artístico e cultural como um serviço de interesse público.
Manifesto
Pirralha, conforme figura nos melhores dicionários, significa apenas criança, jovem ou uma pessoa pequena e, naturalmente, é o feminino de pirralho. Aqueles pesados livros (ou a leve internet de hoje) afirmam ser este um termo brasileiro de origem desconhecida. Uma vez que sua etimologia é um mistério ela se presta a diversos usos, inclusive o de desqualificar terceiros, a quem, pejorativamente, classificamos como sendo apenas um pirralho (ou pirralha, conforme afirmou aquele presidente de nefasta figura ao se referir a uma jovem ambientalista sueca)!
Mas a palavra pirralha, no caso efetivo dessa publicação é mais que um adjetivo ou substantivo feminino, é uma ação, um verbo!
Nós, aqui reunidos e espalhados, pirralheamos. Desenhistas, escritores, poetas e outros rebeldes, pirralhas e pirralhos, se unem para fazer da Pirralha um exercício de crítica e criatividade. Mas não confundam o que aqui vai publicado como mera pirraça, que é uma forma de provocação que serve para – explicando de forma categórica – encher o saco.
Não, Pirralha é mais que isto, é uma crítica frente aos desafios da contemporaneidade, da política, da economia, do comportamento, é uma atitude moderna que vem para construir o novo através do humor e de outras artes destruindo o velho pensamento colonial e arcaico ainda enraizado na consciência nacional.
Pirralhando triunfaremos!
..........................
Edição: José Augusto (Guto) Camargo. Jornalista registro profissional 16.712/SP
Colaboradores: diversos
Este site é produzido com softwares livres; administrado com o CMS Bludit (informações em português podem ser obtidas AQUI e o site oficial conhecido AQUI) e diagramado a partir do CSS Simple Grid.
Conheça os artistas que fazem Pirralha
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Se você utiliza o sistema de RSS acrescente nosso site em seu leitor
https://revistapirralha.com.br/rss.xml
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe as redes sociais da Pirralha
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Entre em contato conosco