Artistas

Autor:
Redação

Seção:
Desenhistas

Publicado em:
5 de Setembro de 2021

Tempo de leitura:
27 minutos

Artistas

Por: Redação

Conheça o grupo de ilustradores responsáveis pela  revista Pirralha

Em ordem alfabética

1OOOTON

IMAGEMMilton de Faria e Souza (RJ), arquiteto formado pela FAUF RJ, diplomado em publicidade e marketing pelo SENAI / Rio de Janeiro, programador visual e gráfico da Gráfica Mauá / RJ, ilustrador, cartunista e chargista de vários periódicos de associações e sindicatos de classe. Ganhador de dois prêmios no V Salão Ferroviário. Ganhador - 3º lugar, Prêmio e Troféu no Salão de Humor de Mogi-Guaçu, SP. Ganhador de duas menções honrosas no 2° FESTIMENC. Recebeu, em 2020, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, como Prêmio Destaque, denominado “Charge Continuada #SomosTodosAroeira”, a partir de uma charge de Renato Aroeira. Cartunista convidado para a 1ª Mostra de Humor em Vigilância Sanitária, patrocinada pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Exposição, classificações, salões nacionais e internacionais (destaques): Salões Brasileiros: 35° Salão Internacional de humor de Piracicaba / SP, 19º Salão Carioca de Humor / RJ, 1° Salão Internacional de Humor Ecológico de Campos / RJ, IV Salão Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu / PR, 19º, 20º, 21°, 22° e 23° Salão Nacional de Humor de Volta Redonda / RJ. Salões Internacionais - International Cartoon Contest: 6th e 7th International Cartoon Contest Tabriz / Iran , 4th International Cartoon Contest Urbanization and Life / Índia, XIX e XX International Competition on Drawing, Jaka bede / Polônia, “G8” International Cartoon Web Contest 2008 / Azerbaijão. VIII Black Cat Humor Contest / Azerbaijão.

Facebook - Faria Milton DE

Instagram - faria1000ton

Site - miltonfsouza@gmail.com

.....................

ALEX PONCIANO

Nascido em Santos, Alexandre, o Alex Ponciano, é caricaturista e chargista. Começou sua carreira em 1991, em 2001 é contratado como ilustrador editorial do jornal expresso popular e mais tarde também para o jornal A Tribuna, exerceu as funções de ilustrador, chargista diário e infografista para os dois jornais do grupo A Tribuna até 2017. Atualmente colabora com uma coluna digital"Caricaturista Repórter"para o Blog'n'rollplay, mídia digital especializada em notícias sobre o mundo da música. A partir de uma caricatura feita durante o show da banda carioca Pedro Luis e a Parede, realizado no bar do SESC Santos, surgiu o convite para transformá-la na capa do CD Zona e Progresso (2001). Também se dedica à criação de painéis artísticos com a técnica de "Doodle Art" e "Lettering Art" e faz caricaturas em eventos.

Facebook - AlexPonciano.arte

Instagram - alexponciano_arte

Email - ponciano.alex@gmail.com

.....................

ALEXANDRE PAIXÃO

IMAGEMAlexandre Lima Paixão (SP) é filósofo, cartunista e desenhista. Nascido em Campinas, embora se considere um cidadão de Amparo, onde passou a maior parte de sua vida, começou seu interesse por arte em 2010, quando ingressou em uma escola de desenho artístico. Busca trazer aspectos reflexivos, políticos e filosóficos na arte, bem como imagens do inconsciente. Sua obra sofre grande influência da literatura, em especial de Franz Kafka. Atualmente divulga sua arte em exposições, bem como no Facebook e no Instagram.

Facebook - alexandrelimapaixao

Instagram - alpaixao92

.....................

ANDRÉ BARROSO

IMAGEMFormado no curso de pintura da escola de Belas Artes da UFRJ e de arquitetura/ urbanismo com pós-graduação em educação e patrimônio cultural e artístico pela UNB, urbanismo e arte & cultura barroca. Fez o curso livre de pintura da Escola de Artes Visuais do parque Laje, curso livre de pintura da Escola Guinard (MG) e o curso de infografia avançada pela MIAMI AD School/ESPM (SP) e cursou com Mario Tascón e John Grimwade na faculdade de Navarro, Espanha, curso de infografia para profissionais (Show don’t tell). Foi ilustrador de jornais diários como O Fluminense, Diário da tarde (MG), Jornal do Sol (BA), O Dia, Jornal do Brasil, Extra e Diário Lance; além do semanário pasquim e colaboração com a Folha de São Paulo, Pasquim e Correio Braziliense. Entre outros prêmios, possui O prêmio Carioca de Humor, dois da Society of Newspaper Design e Wladimir Herzog. Tem um livro infantil chamado O gato que conheceu a história, pela editora Kimera e o livro de quadrinhos Codinome Boto. Pela editora Datacoop. Publicou vários quadrinhos pela imprensa, entre eles Lisa ¨& Rô, Vida Tosca e Guto Napão. Hoje é representado pela FotoArena.

Facebook - andrebarrosoarte e andre.l.barroso

Email - andrelbarroso@yahoo.com.br

.....................

BIRA DANTAS

IMAGEMNascido em SP, radicado em Campinas, trabalha com HQ, ilustrações e charges desde 1979.Foi desenhista da revista em quadrinhos “Os Trapalhões” (Bloch) de 1980 a 82, e intercalador de desenho animado no Estúdio Briquet (Bond Boca) em 85, quando fez parte da AQC (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP). Colaborou em revistas como Pântano, Tralha, Porrada, Megazine, Bundas, Em Ação (Caterpillar), EATON, IBM, 3M, Rockwell Fumagalli, Anglo, Bundas e jornais como Retrato do Brasil, Folha da Tarde (SP), Diário do Povo (Campinas), Pasquim21 e jornais Sindicais. Ilustrou livros pra Ed. Atual (O Caderno de Perguntas de Rebecca) e pra Ática (Curso de Inglês) através da Agência de Design e Editoração Grafos. Participou de livros cooperativados da Editora Virgo como “Brasil, 500 anos”, “Fome de ver estrelas”, “Tiras de Letras”, entre outros. Publicou quadrinhos literários pela Escala Educacional (Memórias de um Sargento de Milícias, D. Quixote e O Ateneu). Organizou exposições da AQC (Brasil-África, Brasil-Paraguai, Zalla para sempre) no Memorial da América Latina e Biblioteca Manoel Zinck de Campinas. Atualmente é contratado pelo Sinergia e Sindipetro. Em 2005 foi palestrante no WCC (World Comics Conference) em Bucheon, Coréia do Sul, onde lançou o BiraZine #1 e publicou HQ na Revista Quantum Spies. Publicou na Revista Front (Via Lettera) e na Quadreca (USP), na revista de HQ Ziniol (Polônia), Camiño de Rato. Em 2011 foi organizador da Comitiva Coreana de Manhwa em São Paulo. Participou do Festival de Quadrinhos em Angoulême (França) e da Revista Graphite (Portugal). Em 2012 participou do Bicof (Bucheon Comics Festival, na Coréia do Sul), em 2013 do FIBDA (Festival de BD da Argélia). Em 2014 dirigiu, com Artie Oliveira, o documentário "Desvendando Angelo Agostini” e foi jurado de premiação no FIBDA (Argélia) onde organizou a expo "Quadrinhos, 145 années de BD au Brésil”. Em 2016 lançou dois SketchBooks pela Ed. Criativo e livro de tiras do Tatuman.

Facebook - bira.dantas.5

Site - chargesbira.blogspot.com/

Email - biradantas2000@gmail.com

.....................

BRUM

IMAGEMRodrigo Brum, natural do RJ e radicado em Natal, RN é chargista do jornal Tribuna do Norte, do jornal do Sindicato dos Bancários do RN e do programa Bora RN (TV Band-RN). Autor das tiras Brummmmm !!!, Barriga de Rato e O Menino da Laje 8. Vencedor do prêmio Angelo Agostini (cartunista/2015), Vencedor do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (artes/2016 e 2018), segundo lugar no concurso de cartum “Nova Previdência Social: melhor para quem?” (2019), um dos 10 selecionados para o edital de cartuns anti-racistas promovido pela ARTIGO 19 e Coalizão Negra por Direitos (2020) e um dos vencedores do Prêmio “Destaque Vladimir Herzog Continuado” (2020). Ex-colaborador da revista MAD Brazil.

Facebook - rabiscosdobrum - BrumChargista - BarrigaDeRato

Twitter - Brummmmm

.....................

CLÁUDIO DE OLIVEIRA

Cláudio de Oliveira é jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com especialização em artes gráficas na Escola Superior de Artes Aplicadas de Praga, República Tcheca (1989-1992). Começou a publicar charges em 1976 na Tribuna do Norte, de Natal. Colaborou com diversos jornais, entre eles O Pasquim, Em Tempo, Voz da Unidade e Folha de S. Paulo. Em 1993, torna-se chargista da Folha da Tarde e, a partir de 1999, do Agora São Paulo. Ganhou o Prêmio Vladimir Herzog dos Direitos Humanos de 1996, na categoria arte; o Troféu HQ Mix de 1999 de melhor livro de charges; e a Medalha Angelo Agostini de melhor chargista de São Paulo, em 2002, conferida pela Associação de Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo. É autor de diversos livros e e-books de humor e ensaios políticos, entre eles Lenin, Martov, a Revolução Russa e o Brasil e Era uma vez em Praga - Um brasileiro na Revolução de Veludo.

Facebook - Cláudio Hebdo

Blog - Chargista Cláudio

.....................

CRAU

IMAGEMCrau da Ilha é a Crau do Bicho, pois seu trabalho foi revelado na revista o Bicho, de quadrinhos, humor e cartuns dos anos 1975-77 editada pelo cartunista Fortuna.. Depois trabalhou com charges em jornais locais do litoral de São Paulo e também fazendo quadrinhos institucionais rústicos e de transferência de tecnologia, sobre temas referentes ao cotidiano caiçara. Fundou e editou a revista As Periquitas, com colaborações das mais importantes cartunistas mulheres. Hoje, com toda honra, se uniu à pirralhada para ajudar.

.....................

GUTO CAMARGO

IMAGEMJornalista, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da Federação Nacional dos Jornalistas, web designer no Diário do Comércio e bacharel em sociologia e política. Atua como diagramador e artista gráfico freelancer na área de desenho desde os anos 1980 tendo ilustrado para jornais de empresas e entidades sociais além de participado de vários salões no Brasil e no exterior. Na área de quadrinhos foi roteirista de histórias de terror para a Calafrio e Mestres do Terror (1ª fase na D'Arte).

Site - gibinanet.jor.br/

Email - gutoadecamargo@gmail.com

.....................

LIZ FRANÇA

IMAGEMNatural de Pernambuco, é formada em Artes Plásticas pela UFPE e ilustração e animação pelo IPCA, Portugal. Tem mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de ilustração, cartum, caricatura e outras invenções. Neste período destaca-se os quase 6 anos a serviço do Jornal “Folha de Pernambuco”, como também suas participações em exposições e salões de humor no Brasil e exterior, sendo premiada em alguns deles. Atualmente trabalha como freelancer ilustrando livros, fazendo caricas e, vez por outra, despeja uns rabiscos na internet.

Facebook - liz.franca

Email - lizcartum@gmail.com

.....................

MARCELO H

Marcelo Herbst Ferreira, de São Paulo, é chargista, ilustrador, quadrinhista e cartunista, foi professor de História e caricaturista do Jornal O Estado de São Paulo. Milita nas causas progressistas e nos movimentos antifascistas. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Pirralha. Estudou História da arte na instituição de ensino FFLCH USP.

Facebook - marcelosanfer

Email - marcelosanfer@gmail.com

.....................

MARCOS VENCESLAU

IMAGEMÉ um artista plástico, ilustrador, cartunista e quadrinhista de São Paulo. Participou do grupo Subterrâneo, criou e participou grupo Mafagafos e do Coletivo Quarto Mundo. Atualmente participa do Grupo Quadrinhos Inquietos. Participa da AQC-ESP e do Troféu Ângelo Agostini. Produziu 50 fanzines Subterrâneo, 6 fanzines especiais Subterrâneo, Revistas Piratas 1, 2 e Tiras, Revista ‘Inquietude’. ‘Quando o dia se torna cinzas’ e com a Editora Criativo, ‘Sketchbook Custom’ e ‘Dicas e Truques de Nanquim’.

Facebook - MarcosVenceslau e ateliernanderu

Site - piratashq.blogspot.com.br e  quadrinhosinquietos.blogspot.com.br

.....................

PAULO BATISTA

Começou trabalhando na imprensa sindical nos anos de 1980, publicou quadrinhos nos suplementos das revistas "Animal" e "Chiclete com Banana", foi ganhador do concurso para novos desenhistas da Folha de São Paulo em 1989, desenhou para jornais e revistas, livros didáticos e paradidáticos. Atualmente colabora com charges para o Brasil de Fato e para o Blog do Menon. Criou o selo PB Editorial para publicar seu trabalho autoral onde editou os livros Serenos e Cortante, Artefatos e Entretempos, entre outras de suas obras.

Instagram -  paulopbatista/

Email - artepbatista@gmail.com

.....................

SYNNÖVE

IMAGEMSynnöve Hilkner (Finlândesa radicada no Brasil). Além de cartunista é artista visual, ilustradora e ativista cultural. Tem trabalhos apresentados em diversos salões de humor pelo mundo e, em 2019, foi premiada no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com uma escultura-caricatura. No mesmo salão já recebeu também Menção Honrosa, em 2016. No ano de 2020, recebeu o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o prêmio destaque, com a “Charge Continuada #SomosTodosAroeira”. Em 2018 fez a curadoria e participou da mostra “Humorosas” no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, onde reuniu mais de 20 mulheres artistas na área do humor. Como ilustradora, tem algumas publicações de livros e de capa de CD para o Spotify. Formada em Comunicação Social, pela PUC Campinas, Synnöve é chargista e colunista para a mídia digital “Agência Social de Notícias”, também escreve para a revista de humor “Supapo” e participa do coletivo da Revista “Pirralha”. Synnöve trabalha e dá aulas em seu estúdio, o Atelier C9, em Campinas, onde semanalmente acontecem reuniões com cartunistas e artistas, com a coordenação do artista Paulo Branco.

Facebook - synnoveartist

Email - synnoveartist@gmail.com

.....................

THIAGO LUCAS

IMAGEMÉ historiador formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduado em História do Nordeste pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), nesse período desenvolveu uma pesquisa sobre a charge como discurso crítico sobre a "Indústria da Seca" no nordeste brasileiro. Seu interesse por charges e caricaturas surgiu aos 14 anos de idade, quando começou a acompanhar os desenhos publicados nos jornais de Pernambuco, desde então, construiu um sonho e uma certeza para a sua vida: “ser chargista”. Para ele, interpretar o mundo por meio do humor gráfico é uma forma de resistência e engajamento diante de um mundo tão desigual e excludente. A partir de então se especializou na área da representação imagética e desenvolveu alguns trabalhos profissionais, entre eles, no jornal Folha de Pernambuco durante o período de 2009 a 2015, atuando como chargista e ilustrador, e, atualmente, com a mesma função no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (PE). Dentre as publicações, destacam-se as suas participações nas obras Ao Mestre Com Carinho - livro biográfico em homenagem aos 85 anos de Ziraldo, organizado por Edra Amorim, O Santo Revelado – Fotobiografia de Dom Helder Camara, organizado por Augusto Lins Soares e o catálogo da Muestra Internacional de las Artes de Humor, promovido pela Universidad de Alcalá de Henares, da Espanha. Além disso, suas charges, ilustrações e caricaturas encontram-se publicadas em revistas, sites, jornais e livros didáticos. Também já foi premiado em diversos salões de humor no Brasil e exterior, além de ter participado de várias exposições e catálogos de artes gráficas ao redor do mundo.

Facebook - thiagolucasarte

Instagram - thiagochargista

Site - behance.net/thiago_lucas

Email - thiagolucas10@yahoo.com.br

.....................

TRILHO

IMAGEMTrilho César (Jundiaí, SP) é cartunista, chargista e caricaturista. Prêmios: 1º lugar no Salão de Humor de Jundiaí por 5 vezes. 1º lugar Salão de Humor de Hortolândia. 1° lugar Salão de Humor de Cerquilho. 2º lugar Salão de Humor de Campo Limpo Paulista. Participou da exposição George Bacovia na Romênia. Menção honrosa no 14º. Festival de Humor "AT CARAGIALE`S HOME/ ROMÊNIA. Foi selecionado para o mapa cultural Paulista por 5 vezes. Trabalhou por dez anos para o jornal de Jundiaí Regional com charges e tiras diárias, também publica charges para várias entidades sindicais. Lançou as revistas em quadrinhos: Brasil 2000 vol.1 e 2 Cartilha da Natália.

Facebook - TrilhoCesar

Site - bloggdotrilho.blogspot.com/

Email - trilhocid55@gmail.com

.....................

WILLIAM MEDEIROS

IMAGEMNatural de Campina Grande, PB, é radicado em João Pessoa. Desde os anos 1980 atua no humor e no design gráfico. Aos 15 anos de idade, começou a publicar caricaturas no jornal Diário da Borborema, de Campina Grande. Graduado em Desenho Industrial pela UFPb (Hoje UFCg). Diretor de arte na Eureka Comunicação, em Campina Grande de 1996 a 1998. Diretor de criação da Rede Paraíba de Comunicação de 1998 a 2016. Designer gráfico na Agência UM, João Pessoa, de 2016 a 2017. Designer gráfico no Mantra Group de 2017 a 2019. De 1997 a 2014, ilustrou todas as capas da revista Brasília em Dia, até sua desativação em 2013, chegando à marca de mais de 800 capas ilustradas. Atua como ilustrador e designer gráfico no mercado editorial e publicitário de vários estados do Brasil. Foi premiado em diversos salões de humor, entre eles Piracicaba, Natal, Fortaleza, Porto Alegre, Aracaju, Amazônia e João Pessoa. Em 2013 foi selecionado para estar entre os homenageados do 40º Salão de Humor de Piracicaba. Depois de diversos livros publicados em parceria, em 2013 lançou “Traços de Trinta”, seu primeiro livro que resume sua trajetória de atuação como cartunista.

Facebook - williamjmedeiros

Site - william.com.br/

.....................

YKENGA

IMAGEMBonifacio Rodrigues de Mattos (RJ) Iniciou profissionalmente a carreira em 1970 no O Pasquim. Passou pelas redações: O Dia, O Povo, Última Hora, O Fluminense, Jornal dos Sports, Tribuna da Bahia, O Povo (Fortaleza), Libèracion da Suécia, La Juventud do Uruguai, Starchel da Bulgária, dentre outros. Ilustrou livros com textos de Martinho da Vila, Novos Talentos, da ABL, o Catálogo do salão Internacional de Caricatura de Montreal (Canadá) e publicou trabalhos autoria. Expôs no Yomiury Shimbum-Japão, Angouleme-França, salão Internacional de Caricatura do Canadá, fez uma individual no Museu da Imagem e do Som-RJ, na Casa do Humor e na Sátira de Gabrow-Bulgária. Faz a sua crítica à realidade, através do humor explícito em seus desenhos e é um ativista das causas negras.

Facebook - facebook.com/ykenga.mattos

Site - www.ykenga.com.br

Email - ykenga@gmail.com