Recados

Autor:
Redação

Seção:

Publicado em:
1 de Agosto de 2023

Tempo de leitura:
12 minutos

Recados

Por: Redação

Notícias e informações gerais sobre humor gráfico, quadrinhos, animação e artes visuais no Brasil e no mundo

Charges e quadrinhos com Boulos

A partir do princípio de liberdade de expressão que move o humor gráfico os caricaturistas, chargistas, cartunistas e trabalhadores da área do desenho e da ilustração que aderem a este manifesto se posicionam publicamente pelo voto em Guilherme Boulos neste segundo turno das eleições da cidade de São Paulo no dia 27 de outubro de 2024.

Protestamos contra o uso das “fake news” como arma política. Denunciamos a falta de ações públicas para a área da cultura,da saúde,a política que destrói direitos trabalhistas e as conquistas sociais,o crescimento da violência incentivada pelo ideário fascista e outras marcas do neoliberalismo que ignoram a população carente.

Entendemos que a charge política é uma aliada do cidadão na luta pela construção de uma sociedade mais justa e por isto autorizamos nesta eleição o uso de nossas ilustrações para que aqueles que desejam uma São Paulo mais humana e fraterna possam através do desenho manifestar sua preferência individual e política nesta eleição.

Se você, artista, quiser participar deste movimento escreva para contato@revistapirralha.com

ESCOLHA SUA CHARGE AQUI

A charge perde um combatente

Pouco conhecido no Brasil, morreu na quinta-feira (26/09) aos 97 anos o chargista Vázquez de Sola. Natural de San Roque (Cádiz/Espanha) nasceu em 1927 e ingressou no Partido Comunista no início dos anos de 1950, nesta época a organização estava na clandestinidade e ele teve que se exilar na França onde viveu por cerca de 25 anos. Durante o exílio publicou seus desenhos no Le Canard Enchaîné, Le Monde, Le Monde Diplomatique e L´Humanite. Com o fim do franquismo regressou a Espanha onde continuou a trabalhar e pintar até praticamente falecer. Aos 92 publicou o álbum "Me cago en el Quinto Centenario" onde apresentava suas críticas políticas, inclusive às posições da OTAN.

Vazquez de Sola sempre esteve comprometido com as lutas populares e chegou a fazer uma curiosa declaração  sobre o Partido Comunista: "Neste momento não estou de acordo com tudo o que o partido faz, mas também não estou de acordo com tudo o que a minha mulher faz e eu não penso em deixá-la.”

Evento internacional de quadrinhos em Campo Grande

Com a presença de pesquisadores nacionais e estrangeiros, além de pessoas ligadas ao mercado editorial e quadrinhistas, será realizado entre os dias 5 a 8 de novembro de 2024 o I Encontro Internacional da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (I EIASPAS) Estudando quadrinhos, rompendo fronteiras. A proposta do encontro é discutir as questões ligadas à nona arte que envolvam as inter-relações entre as linguagens no que tange às práticas artísticas, as pesquisas sobre quadrinhos e o ensino por meio da arte sequencial tendo sempre em mente a ideia de “por que estudar quadrinhos na universidade?”.

Organizado em conjunto pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) e o VII Fórum Nacional de Pesquisa em Arte Sequencial (FNPAS) o encontro será realizado na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande e as submissões para a realização de minicursos e oficinas já podem ser feitas através deste FORMULÁRIO e a programação completa estará disponível após 5 de setembro de 2024 no site www.eiaspas.com.br.

Em paralelo ao encontro ocorre nos dias 7 e 8 de novembro de 2024 a Feira Suplemento, a feira de arte sequencial da ASPAS que desde já convida os produtores de quadrinhos e fanzines a participarem como expositores. A feira pretende aproximar pesquisadores e produtores de histórias em quadrinhos e os participantes selecionados não precisarão pagar o espaço de comercialização de seus trabalhos. As inscrições para a Suplemento estarão aberta entre os dias 12 de agosto e 13 de setembro de 2024 neste FORMULÁRIO.

A ASPAS é uma congregação de acadêmicos fundada em 2012, com sede na cidade de Leopoldina (MG) com o intuito de popularizar e destacar as pesquisas feitas no Brasil e no mundo sobre histórias em quadrinhos e descentralizar a produção acadêmica sobre quadrinhos no Brasil, Desde seu início a ASPAS têm produzido ao menos um evento e um livro por ano relacionados aos quadrinhos.

Selecionados para o Salão de Piracicaba

Devido a proximidade das eleições municipais a legislação impõe certas limitações às prefeituras municipais que são obrigadas a apresentar em seus portais apenas os chamados serviços essenciais, por determinação desta restrição legal a lista de artistas selecionados para o 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi divulgado pela Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA). Ao todo foram selecionadas 453 obras de 229 artistas de 23 países nas categorias de Caricatura (97 obras), Charge (56 obras), Cartum (92 obras), Tiras/HQ (88 obras), Escultura (16 obras), Temática: Mulher (48 obras), Saúde – Unimed (30 obras) e Direito da Infância – Arcor (26 obras).

Dentre os escolhidos encontram-se vários colaboradores da Revista Pirralha, tais como: Paulo Capilé; Thiago; Cláudio de Oliveira; Gilmar e Bira Dantas. Você pode conferir a lista dos selecionados AQUI

Jornal Zero Hora deixa de publicar quadrinhos

Em junho de 2024 o Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, completou 60 anos e a direção aproveitou a data para lançar um novo projeto gráfico.  Como ocorre nestes casos a publicidade destaca as novidades como a presença de QR code nas páginas, mas o que chamou a atenção foi a ausência das tradicionais tiras de com histórias em quadrinhos. Este fato chamou a atenção do jornalista e artista gráfico Santiago (Neltair Abreu) que enviou uma carta ao jornal que não a publicou, no entanto, a Revista Pirralha faz questão de divulgá-la: "Vi estarrecido na nova reforma gráfica do jornal, a supressão do setor de Tiras de Quadrinhos!!! Perde o jornal e perdem os leitores - e mais ainda perdem os profissionais do Desenho de Imprensa, já tão depreciados profissionalmente nestes tempos de Internet (onde tudo é “di grátis”!!!). O fim dessa forma de comunicação tão moderna e popular é um  apequenamento que só revela uma visível decadência da publicação!!!!"

Deputada quer legalizar o Dia do Quadrinho Nacional

A Deputada Federal Juliana Cardoso (PT-SP) protocolou no dia 12 de junho de 2024 um projeto de lei, que recebeu o número 2328, para oficializar o dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, data em que foi publicado em 1869 a primeira história em quadrinhos brasileira: As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem a corte. Após dar entrada em seu projeto a deputado declarou; "Estou feliz! Mas vou ficar ainda mais, quando a gente conseguir aprovar esse projeto". Agora cabe ao quadrinhistas somarem forças para que o PL seja aprovado.

Sala Ykenga na FIQ

O 12 º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ), realizado entre os dias 22 e 26 de maio de 2024, deu o nome de Ykenga a uma de suas salas onde acontecem as oficinas livres. O nosso companheiro Ykenga, falecido em 1 º  de abril deste ano, foi apresentado como "desenhista técnico e sociólogo de formação e foi pioneiro em abordar o racismo em suas charges".. Você pode conhecer um pouco da trajetória e do trabalho de Ykenga clicando AQUI.

Novo gibi de ficção & fantasia

A Ink&Blood faz sua incursão no gênero Ficção e Fantasia com Delirium, uma edição piloto com 36 páginas no formato magazine ao preço de R$18,00. A revista apresenta uma versão da lenda da Mula Sem Cabeça por Robson Reiz em A Vingança vem a Galope. Eduardo Cardenas (que também fez a capa) apresenta uma de suas análises/críticas/paródias sobre quadrinhos em Héllio, o Playbóy From Hell. Luiz Iório estreia na Ink&Blood com uma revisão da literatura bradburyana em.Carne. Sidemar de Castro escreve e ilustra O Universo Gira! E Robson Reiz produziu a colorida Arrogância e Desespero. A edição ainda conta com uma matéria sobre Little Nemo in Slumberland por Sidemar de Castro e o conto (Delirante) folclórico Matinta pela escritora hispano-brasileira Tatiana Ruiz, com ilustração de Robson Reiz.

A edição pode ser solicitadas pelo e-mail revistacalafrio@gmail.com, na página Calafrio e Mestres do Terror no Facebook, e, em breve, nos pontos de venda parceiros.

Say no to genocide in Gaza

Vivemos um drama no Oriente Médio. Após mais de cem dias de genocídio israelita as nações desenvolvidas assistem passivamente a tragédia do povo palestino. O exército israelita tem conduzido uma guerra devastadora na Faixa de Gaza que já deixou mais de 25.900 mortos e 64.110 feridos, a maioria de crianças e mulheres, e causou uma destruição maciça e uma catástrofe humanitária sem precedentes. A Cartoon Home Network Internacional conclamou os artistas do planeta a manifestarem sua indignação com esta situação e recebeu 476 trabalhos de 167 cartunistas de 56 países e a comissão de seleção escolheu 63 cartunistas (dentre eles alguns brasileiros) para a exposição e catálogo online que você pode conferir AQUI.

Os vencedores do 39º Troféu Angelo Agostini

Lançamento: Nos Olhos de Quem Vê (Helô D’Angelo / editora HarperCollins)

Lançamento independente: Amarras (Cecilia Marins, Barbara Teisseire e Giulia Tartarotti)

Lançamento infantil: Afeto (Natália Sierpinski e Vivi Melancia / editora Outside.co)

Fanzine: Papo de Mulher: Almanaquezine de fotonovelas (Danielle Barros, organizadora)

Web quadrinho: As Tiras da Helô D’Angelo (Helô D’Angelo)

Roteirista: Helô D’Angelo (Nos Olhos de Quem Vê)

Desenhista: Helô D’Angelo (Nos Olhos de Quem Vê)

Colorista: Mariane Gusmão (O Menino Rei)

Cartunista, chargista ou caricaturista: Laerte Coutinho

Prêmio Jayme Cortez: PerifaCon

Mestres do Quadrinho Nacional: Adriana Melo, Érica Awano, Laudo Ferreira e Nilson Azevedo

Gibiteca nova no pedaço

No dia 30 de janeiro, quando se comemora o Dia do Quadrinho Nacional, a Gibiteca da Biblioteca Pública Municipal Prof. Arthur Riedel, de São Roque (SP), que funciona desde junho de 2023, passa a se chamar “Gibiteca Álvaro de Moya” em homenagem a um dos maiores especialistas de histórias em quadrinhos do mundo. Neste dia também, a partir das 19 horas, haverá a apresentação oficial do Clube de Quadrinhos da Gibiteca, cujo intuito é o de organizar eventos  educativos e culturais organizando encontros para difundir o interesse pelos quadrinhos.A inauguração apresentará uma exposição de gibis raros e terá uma roda de conversa com o jornalista especializado em quadrinhos Francisco Ucha.

Aberta votação para o 39º Angelo Agostini

AQC-ESP, Associação dos Quadrinhistas e Caricturistas do Estado de São Paulo através da Comissão organizadora do 39ª Troféu Angelo Agostini, inicia processo de votação pública que valoriza os artistas de histórias em quadrinhos produzidos em 2022. A votação será realizada de 22 de dezembro de 2023 a 22 de janeiro de 2024 e é aberta a qualquer pessoa interessada na valorização da produção nacional de história em quadrinhos (profissionais de história em quadrinhos, jornalistas, colecionadores, leitores etc.) de qualquer Estado brasileiro.
Acesse o link oficial e VOTE:

CANCELADA NA CCXP

A CCXP é uma feira de cultura que abrange quadrinhos, cinema, games e tudo mais referente à cultura pop que será realizada em São Paulo entre os dias 30 de nov. e 3 de dez. Uma das atrações seria a desenhista argentina Patícia Breccia que foi desconvidada pela organização e pela editora Risco (responsável pela sua vinda) pois no dia 20/11 ela postou, após ter seu celular roubado, comentários de teor racista como: ‘gorila urbano e marróm”; “congo urbano” e “primate”. E não contente arrematou: “Se dan cuenta porque era urgente que ganara Milei?”

LANÇADO MANUAL DE GUERRILHA DO QUADRINISTA

ilustracao

Foi lançado no mês de julho o MANUAL DE GUERRILHA DO QUADRINISTA, um livro gratuito em formato digital (PDF) cujo objetivo é auxiliar artistas a orientarem a sua carreira de quadrinista. A obra, na qual artistas experientes compartilham seus conhecimentos, aborda desde o início da produção de quadrinhos, as possibilidades de profissionalização e rentabilização, financiamento coletivo, participação em eventos e muito mais. A proposta dos organizadores é atualizar regularmente o conteúdo a partir das colaborações recebidas compondo, assim, uma obra cada vez mais completa. O Manual foi idealizado e editado pelo quadrinista Digo Freitas, a capa pelo quadrinista Adriano Ferrera e o projeto gráfico é de Guilherme Smee. O livro está disponível no site do AUTOR.

ARTISTA DA PIRRALHA É PREMIADO

O colaborador da Revista Prralha, Thiago, conquistou o primeiro lugar na categoria HQ/Tirinhas no 15º Salão de Humor Humana Saúde (2023), no Piauí. Salão internacional cujo tema foi "Movimento' contou com 4.200 artistas inscritos de 50 países num total de 10.400 trabalhos. O quadrinho premiado pode ser conferido acima.

 PREMIADO NO SUL

Na noite de 28 de novembro a Associação Gaúcha de Escritores - AGES anunciou os vencedores do Prêmio AGES Livro do Ano 2023. Dentre os premiados está o integrante da Revista Pirralha, o cartunista Santiago, ou Neltair Abreu, como consta no registro de nascimento exatamente na cidade de Santiago. O artista recebeu o prêmio pelo livro Caderno de desdenho (editora Libretos) na categoria Especial. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Força e Luz, em Porto Alegre (RS).

Novembro 2023

Marco Venceslau participa de feira de Quadrinhos em São Paulo

Pelo segundo ano será realizado em São Paulo o HQ em pauta, encontro de profissionais e leitores de HQ. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto na região da Liberdade,  bairro central da cidade que é reduto da colônia japonesa (e dos aficionados pelos mangás). O encontro apresenta uma série de atrações e terá a presença do quadrinhista Marcos Venceslau, integrante do time da Revista Pirralha que irá expor seus trabalhos na mesa 16. A entrada é gratuita e o acesso fácil pelo Metrô na estação Liberdade.

Agosto 2023

Thiago entra para rede internacional de cartunistas

Thiago Lucas, integrante da Revista Pirralha, agora faz parte da rede internacional de cartunistas Cartoon Home Network International, da Noruega que se apresenta como "uma plataforma online que trabalha com cartunistas editoriais profissionais de todo o mundo. Somos a voz dos sem voz em todos os lugares e vamos resistir apesar de todos os desafios e a perseguição que tenta silenciar nossa voz".

A PÁGINA DO AUTOR NA CHNI