Aberta votação do 38º Troféu Angelo Agostini

Autor:
Redação

Seção:
Noticiário geral

Publicado em:
14 de Julho de 2022

Tempo de leitura:
3 minutos

Aberta votação do 38º Troféu Angelo Agostini

Por: Redação

Está aberta a votação para o 38º Troféu Angelo Agostini e a escolha, feita pelo público, acontece de 13 de julho a 07 de Agosto de 2022. Promovido pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-SP) a premiação irá prestigiar as produções lançadas em 2021 e seus autores, sendo a votação aberta a qualquer pessoa interessada na valorização da produção nacional de história em quadrinhos (profissionais de história em quadrinhos, jornalistas, colecionadores, leitores etc.), inclusive residentes em outros países.

Devido aos percalços gerados pela pandemia do coronavírus as duas últimas premiações ocorreram com um ano de atraso, mas, a partir desta edição, o cronograma correto é retomado. No entanto, pelo caráter ainda excepcional em que estamos a primeira etapa na seleção dos indicados foi feita pela equipe da AQC-SP e agora, dando continuidade ao processo democrático de votação será ouvida a voz do público leitor de quadrinhos da forma mais ampla possível.

O Troféu Angelo Agostini é a mais antiga premiação brasileira dedicada exclusivamente às histórias em quadrinhos. A primeira cerimônia foi realizada em 1985 e o nome do prêmio faz homenagem a Angelo Agostini, considerado o criador da primeira história em quadrinhos brasileira quando, em 30 de janeiro de 1869,  publicou em Vida Fluminense o primeiro episódio da série As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, sendo que atualmente nesta data é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional.

A votação é feita pela internet e subdividida em 10 categorias:

Melhor lançamento

Melhor lançamento independente

Melhor lançamento infantil

Melhor fanzine

Melhor web quadrinho

Melhor roteirista

Melhor desenhista

Melhor colorista

Melhor cartunista

Troféu Jayme Cortez de contribuição ao quadrinho nacional

O formulário de votação pode ser acessado AQUI