Carta aberta para um ex-amigo Bolsonarista

Autor:
Redação

Seção:

Publicado em:
9 de Janeiro de 2024

Tempo de leitura:
2 minutos

Palco de uma tentativa de golpe o ano passado, Brasília hoje abriga a democracia (foto de Joédson Alves/Agência Brasil )

Carta aberta para um ex-amigo Bolsonarista

Por: Redação

O dia 8 de janeiro de 2023 entrou para a história brasileira como aquele em que o movimento de direita fascista tentou golpear a democracia invadindo as sedes dos Três Poderes em Brasília na esperança de levar os militares a se sublevarem contra o presidente recém eleito pelas urnas A pronta reação do governo Lula, das autoridades e instituições do país impediu a concretização do golpe. Uma investigação então teve início para punir os culpados e, ainda em andamento, se aproxima dos mandantes, entre os quais consta como suspeito o ex-presidente derrotado nas urnas, Jair Bolsonaro.

Passado um ano, em 8 de janeiro de 2024, as mesmas forças que derrotaram a intentona fascista se reúnem na capital do país ( e em várias cidades brasileiras) para relembrar a vitória democrática e popular e reforçar o compromisso de que fatos como estes nunca mais se repitam. Para participar da festa popular os cartunistas da Revista Pirralha manejam com maestria o humor gráfico das charges políticas e publicam, inclusive, uma carta aberta, escrita por Bira Dantas, endereçada aos bolsonaristas empedernidos. Boa leitura.

Brasil, 8 de janeiro de 2024

Se pudesse voltar no tempo, não teria a lamentável e desagradável oportunidade de ser teu amigo. Você, como disse o ministro Barroso, é um Quixote do Mal. Pois por você só tenho desprezo. Hoje te considero mais abjeto do que o Bolsonaro.

Você é muito sem noção mesmo, hein? Você que tanto apregoava a liberdade, veja só, apoiando esta gente pútrida, nojenta e corrupta. Mesmo depois de um ano de pessoas da sua laia tentarem destruir tudo e dar um golpe com quebra de sigilo e perseguição de 30 mil pessoas. Um ano depois destes pilantras serem presos e investigados – até enforcar o Alexande de Moraes tinham planejado.

Você ainda acha que tem bom senso? Você não tem ideia de quem é: um safado capaz de votar num corrupto capaz de tocar fogo no Brasil. Isso é bom senso?

Você sempre foi um hipócrita. Você se arvora informado para falar isso e aquilo, mas é apenas um direitista com uma casca de cultura, uma casca é uma casca. É a isso que você se resume: uma casca. Descascado mostra o que é; um fascista nojento igual ao Jair.

Do seu ex-amigo

Clique na imagem para ampliar


Geuvar


Thiago


Ykenga


Mário


Mário


Mário


Bira Dantas


Bira Dantas


Bira Dantas


Paulo Batista


1000ton


Guto Camargo