Autor:
Redação
Seção:
Noticiário geral
Publicado em:
17 de Agosto de 2022
Tempo de leitura:
2 minutos
Thiago apresenta as charges aos estudantes
Por: Redação
O chargista Thiago Lucas criou o projeto Charge Itinerante com o propósito de ressaltar a importância do humor crítico e reflexivo. A proposta é realizar exposições em escolas, faculdades e universidades, tanto públicas como privadas de Pernambuco e tem início no dia 24 de agosto com um debate na Centro Universitário AESO, em Olinda.
A mostra, além de ressaltar a importância da charge para a construção e desenvolvimento do processo crítico dos estudantes em relação a realidade, pretende refletir sobre o nosso papel como ser humano na sociedade.
“O desenho de humor tem como objetivo realizar reflexões sobre os mais variados aspectos da sociedade, como questões políticas, sociais, econômicas, históricas e culturais. A matéria-prima são os acontecimentos do momento e precisa estar atenta aos absurdos que permeiam a história humana como desigualdades, preconceitos, autoritarismos e outros temas que geram sofrimentos para as pessoas.”
Thiago Lucas
Basicamente a mostra será composta por 34 charges coloridas impressas em papel fotográfico medindo 30cmx40cm sendo que nove contarão com um QR Code onde o aluno poderá, através do celular, ter acesso a uma versão animada do desenho. O tempo em que a mostra estará disponível em cada instituição deve variar de acordo com o interesse de cada gestor e do projeto pedagógico.
O projeto Charge itinerante conta com um canal próprio no Youtube e com o apoio doJornal do Commercio (Brasil); TV Jornal (Brasil); ANPUH-PE - Associação Nacional de História (Brasil); Programa de Pós-graduação em História - Unicap (Brasil); Cartoon Movement (Holanda); Revista Buduàr (Itália) e Tabriz Cartoons (Irã) https://www.youtube.com/channel/UCbLECTA1p63dESPOOw11_dg/featured
O autor
O pernambucano Thiago Lucas, nascido em Recife no ano de 1987, é formado em história pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduado em História do Nordeste pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e desenvolveu uma pesquisa sobre a charge como discurso crítico sobre a "Indústria da Seca" no nordeste brasileiro.
Ainda adolescente começou a acompanhar os desenhos publicados nos jornais de Pernambuco e se tornou chargista profissional no jornal Folha de Pernambuco durante o período de 2009 a 2015 e, atualmente, no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (PE).
Suas charges, ilustrações e caricaturas encontram-se publicadas em revistas, sites, jornais e livros didáticos Premiado no Brasil e no exterior. É membro de duas importantes organizações internacionais de cartunistas: o Cartoon Movement (Holanda) e o Cartooning for Peace (França).
...............................
Imagem de abertura: charges de Thiago apresentadas sobre foto de Deise Cristina