Brasília resiste e os fascistas não passarão!

Autor:
Redação

Seção:
Charge & cartum

Publicado em:
10 de Janeiro de 2023

Tempo de leitura:
2 minutos

Brasília resiste e os fascistas não passarão!

Por: Redação

Os chargistas, cartunistas e caricaturistas que produzem a Revista Pirralha se posicionam publicamente ao lado de milhões de brasileiros que repudiam veementemente os atos terroristas ocorridos dia oito de janeiro em Brasília. A tentativa de golpear a liberdade, promovida por apoiadores do ex-presidente não reeleito, causou revolta também na comunidade internacional das nações que condenou o ocorrido.

A proposta de se instaurar o caos visava criar condições para justificar uma intervenção militar que consolidaria o golpe contra as instituições democráticas, o que se constituiria uma afronta ao desejo da maioria da população que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do país.

O humor gráfico participou da construção das liberdades democráticas brasileiras quando os chargistas utilizaram o desenho para protestar e conscientizar a população contra os desmandos ditatoriais, neste momento, vamos utilizar nossas armas analógicas (lápis, tinta, papel) e as novas facilidades digitais fornecidas pela informática para, ao lado dos democratas do mundo todo, registrar em forma de desenho nossa indignação com o ocorrido e clamar por justiça.

Clique sobre a imagem para ampliar

Santiago

1000ton


1000ton


Alex Ponciano


Alex Ponciano


Bira Dantas


Geuvar


Guto Respi


Guto Respi


Guto Respi


Guto Respi


Jota Camelo


Jeff Portela


Jeff Portela


Jeff Portela


Mário


Alves


Ykenga


Guto Camargo


Paulo Batista


Santiago


Thiago


Thiago

Fazendo cagada

Vários absurdos ocorreram durante os atos de terrorismo e depredação dos prédios públicos ocorridos na Praça dos Três Poderes em Brasília, um dos mais inusitados  foi a imagem - divulgada nas redes sociais - de um dos vândalos defecando sob uma espécie de púlpito. A cena grotesca, além de causar repulsa a qualquer pessoa civilizada, serviu de mote para os chargistas exercitarem sua verve humorística em uma crítica ferina à violência dos bolsonaristas em sua sanha golpista.

A situação foi tão  escandalosa que merece um tratamento especial por parte da Revista Pirralha


Fernandes


Geuvar


Jota Camelo


Jota Camelo


Jeff Portela


Mário


Nei Lima


Ykenga


Guto Camargo


Ricardo Soares

.............................................

Foto de abertura: Marcelo Camargo/Agência Brasil