Autor:
Redação
Seção:
Charge & cartum
Publicado em:
8 de Junho de 2024
Tempo de leitura:
~1 minuto
Praia do Rio Verde, Bahia (montagem sobre foto de Rodrigo Soldon - licença Creative Commons)
Nós vamos privatizar sua praia, estúpido!
Por: Redação
O Senado está discutindo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende repassar a propriedade dos terrenos do litoral do País para estados e municípios e também para proprietários privados. Caso aprovada e sancionada pelo presidente Lula as praias brasileiras, na prática, estariam livres para serem objetos da especulação imobiliária e se tornarem espaços fechados ao público.
É sabido que a elite brasileira desrespeita a lei que diz que as terras do litoral pertencem a União e se encontra sob a guarda da Marinha. Os nossos milionários tropicais, não é de hoje, sonham em ter suas praias particulares e agora os seus parlamentares (os nossos estão contra) querem atender seus desejos e alterar a constituição neste ponto.
Por coincidência, o relator da PEC, que já foi aprovada na Câmara, é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que segundo denúncia do jornalista Luis Nassif tem interesse particular na aprovação da proposta (veja reportagem AQUI). Outra personalidade pública interessada no assunto é jogador Neymar que se associou a DUE Incorporadora para criar o projeto “Caribe brasileiro”, que pretende construir imóveis de luxo à beira-mar. (veja reportagem AQUI).
Desta maneira, a possibilidade de barrar este retrocesso institucional passa pela mobilização popular e pelo protesto político. Os chargistas da Revista Pirralha já estão com o pé na areia.
Clique na imagem para ampliar