Batman completa 80 anos nas telas de cinema

Autor:
Guto Camargo

Seção:
Memória

Publicado em:
14 de Junho de 2023

Tempo de leitura:
4 minutos

A primeira aparição do heroi aconteceu em um seriado de 1943 (fotograma retirado do filme)

Batman completa 80 anos nas telas de cinema

Por: Guto Camargo

A primeira aparição de Batman nos cinemas ocorreu em 7 julho de 1943 quando a Columbia Pictures estreou o seriado de 15 capítulos intitulado simplesmente The Batman. No filme o herói e seu parceiro Robin não enfrentam nenhum de seus famosos arqui-inimigos clássicos, mas sim um vilão especialmente criado para a série, o dr. Daka, que nunca apareceria nos quadrinhos, inclusive, por que morre no final. Mas o filme criou algumas imagens características que foram aproveitadas nos gibis; a batcaverna com sua entrada secreta localizada mansão Waine (muito usada na série televisiva dos anos de 1960) e estabeleceu a imagem definitiva do mordomo Alfred, magro e de bigodinho (antes ele era gordinho e não usava bigode), mas em compensação o seriado não possuía um batmóvel (os heróis usavam um carro normal) e tampouco o cinto de utilidades.

O peculiar neste seriado é que ele, na verdade, faz parte do esforço de guerra empreendido por Hollywood. Os EUA estavam em guerra contra as forças do Eixo após o ataque perpetrado pelo exército japonês em Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941 quando o seriado foi realizado e o país se encontrava em plena mobilização para a guerra, daí a criação do dr. Daka, um espião japonês que lidera um grupo criminoso e pretende dominar a América com sua máquina que altera o cérebro das pessoas e as deixa sob seu controle. O seriado dava crédito a Bob Kane, criador de Batman, que também trabalhou no roteiro e teria, inclusive, aparecido rapidamente em uma cena como coadjuvante.

Visto sob os olhos de hoje o enredo maniqueísta, onde os americanos são bons e os japoneses maus, é abertamente racista, especialmente pela forma como os heróis se referem aos orientais. Este aspecto é salientado pela caracterização estereotipada do dr. Daka, interpretado pelo ator branco J. Carrol Naish com forte maquiagem (recurso cenográfico era comum no cinema americano onde as minorias simplesmente não tinham espaço para atuar). O tratamento dado aos japoneses pelo enredo é chocante e exagerado mesmo para os padrões do cinema da época quando outros heróis também enfrentavam os japoneses e os nazistas, mas em nenhuma outra aventura o preconceito foi tão explícito.

No tempo das matinês

Os seriados eram exibidos nas sessões voltadas ao publico infantojuvenil, o mesmo dos leitores de quadrinhos, o que transformou os heróis dos gibis em fonte de inspiração e de sucesso para os estúdios que os utilizavam em produções baratas, com elenco e diretores não muito conceituados na indústria do cinema. A exibição de um seriado durava algo em torno de 15 a 20 minutos e era mostrado antes do filme principal, normalmente um faroeste ou uma aventura, como uma espécie de aperitivo sendo que cada semana era projetado um novo capítulo.

Batman não foi o primeiro super herói dos gibis a ser adaptado para o cinema, esta primazia coube ao capitão Marvel (Shazam) que apareceu nas telas em 1941, mas antes dele outros heróis dos quadrinhos, mas que eram publicados nas páginas dos jornais, já tinham feito suas estreias: Flash Gordon (1936); Dick Tracy (1937); Jim das Salvas (1937) e Mandrake (1939) entre outros.

A Columbia ainda filmaria um segundo seriado com a dupla dinâmica no final da década, cuja estreia se deu em 16 de maio de 1949, com 15 episódios. Depois desta aparição o herói hibernaria até 1966 quando foi produzida a famosa série para a TV (interpretada pela dupla Adan West e Burt Ward), que também teve uma versão em longa-metragem para o cinema, carregando na estética pop típica da época. Após o seriado da TV, Batman esperaria mais 23 anos para reaparecer em 1989 com a superprodução dirigida por Tim Burton, estrelada por Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger e Jack Palance. O filme, de aspecto sombrio e oposto ao colorido exagerado do filme anterior, faz o herói viver aventuras em uma Gothan City de aspecto gótico (aliás, como sugere o próprio nome) voltando a personalidade do herói para um público menos infantil, o que se tornou modelo para os futuros filmes da franquia do Batman que continua, de maneira muito mais regular, presente nos cinemas até hoje.

Você pode ver o seriado completo (em inglês) no Internet Archive - AQUI