Os Super-Heróis mais populares do Brasil

Autor:
Colaboradores

Seção:
Quadrinhos

Publicado em:
26 de Março de 2023

Tempo de leitura:
5 minutos

Uma pesquisa tenta descobrir qual é o super-heroi mais popular entre os brasileiros (arte: Guilherme Smee)

Os Super-Heróis mais populares do Brasil

Por: Colaboradores
Autoria: Guilherme Smee (*)

Quem são os super-heróis mais populares do Brasil? É bastante difícil de encontrar essa informação em qualquer lugar, principalmente porque diz respeito a uma informação sobre elementos inerentes da cultura estadunidense em um país como o Brasil. Dessa forma, resolvi produzir eu mesmo essa informação. Mas como medir a popularidade de um super-herói sem ter que recorrer a pesquisas extensas de formulários ou a grupos focais?

Uma das alternativas poderia ser o serviço do Google Trends, que analisa tendências de procuras na ferramenta de busca. Contudo, essa ferramenta não revela número que possam ser facilmente comparados. Recorri então a um aplicativo gratuito, o Wordstream Free Keyword Tool, que revela o número mensal de volume de buscas (MSV). Os termos pesquisados usaram a formatação java para abranger mais resultados. Os resultados dos super-heróis mais procurados em mecanismos de busca da internet no Brasil foram os seguintes:

SUPER-HERÓIS MAIS PROCURADOS EM MECANISMOS DE BUSCA
Internet - Brasil
PERSONAGEM MSV (1)
1 HOMEM-ARANHA (Marvel Comics) 3,350,000
2 HULK (Marvel Comics) 1,000,000
3 BATMAN (DC Comics) 673,000
4 ARLEQUINA (DC Comics) 673,000
5 DOUTOR ESTRANHO (Marvel Comics) 450,000
6 SUPERMAN (DC Comics) 368,000
7 THOR (Marvel Comics) 368,000
8 MULHER-MARAVILHA (DC Comics) 368,000
9 CAVALEIRO DA LUA (Marvel Comics) 368,000
10 HOMEM DE FERRO (Marvel Comics) 301,000
11 PACIFICADOR (DC Comics) 301,000
12 CAPITÃO AMÉRICA (Marvel Comics) 246,000
13 DEADPOOL (Marvel Comics) 246,000
14 AQUAMAN (DC Comics) 201,000
15 ROBIN (DC Comics) 201,000
16 SUPER CHOQUE (DC Comics) 201,000
17 WOLVERINE (Marvel Comics) 165,000
18 SHAZAM (DC Comics) 165,000
19 THE FLASH (DC Comics) 135,000
20 MULHER-HULK (Marvel Comics) 135,000
21 VIÚVA NEGRA (Marvel Comics) 135,000
22 MOTOQUEIRO FANTASMA (Marvel Comics) 135,000
23 CAPITÃ MARVEL (Marvel Comics) 110,000
24 VISÃO (Marvel Comics) 110,000
25 SUPERGIRL (DC Comics) 110,000

(1) MSV (Monthly Search Volume)

Fonte: Wordstream Free Keyword Tool (https://www.wordstream.com/keywords)

Conclusão

Alguns resultados poderão surpreender os conhecedores mais tradicionais de super-heróis, principalmente aqueles acostumados com os heróis populares dos quadrinhos. Mas com a emergência de outros super-heróis através de produtos audiovisuais como o cinema e as séries, essa configuração mudou, trazendo alguns resultados significativos. Por exemplo, a primeira colocação da lista fica com o Homem-Aranha e não com o Batman.

Uma pesquisa rápida no Google Trends mostra que o Aranha é mais procurado em estados historicamente mais pobres, como os do Norte e Nordeste do país e o Batman, em estados do país historicamente mais ricos, como os do Sul e do Sudeste. Essa relação poderia acontecer porque Peter Parker é um super-heróis que inspira mais a classe trabalhadora, à qual ele pertence, enquanto que Bruce Wayne é um homem que tem muitos recursos financeiros e é um bonvivant que usa de métodos radicais de justiça.

Hulk fica em segundo lugar da lista, mas esse resultado pode se dar em decorrência de que o resultado das buscas também possam se referir ao jogador de futebol homônimo muito popular no Brasil. Outra surpresa é que o super-herói sinônimo de super-heróis, o Superman, fica apenas na sexta colocação, atrás de nomes de super-heróis que eram desconhecidos até o início desta década pelo público não-tradicional de seus produtos, como a Arlequina e o Doutor Estranho.

Pouco mais da metade (56%) dos 25 super-heróis mais populares do Brasil pertencem à Marvel Comics. São 14 da Casa das Ideias contra 11 da DC Comics (44%). Chama atenção que heróis bastante desconhecidos nas histórias em quadrinhos, como o Cavaleiro da Lua e o Pacificador, através de suas séries de streaming conseguiram alcançar, respectivamente, a sexta e a décima colocação entre os mais procurados mensalmente.

Ainda que esses dois anti-heróis se comportam em uma posição que beira a vilania, ainda assim são vendidos como super-heróis, diferente de personagens como Coringa e Loki, e até mesmo a Mulher-Gato, que possuem seus próprios produtos, mas continuam a ser encarados majoritariamente como super-vilões. Por essa razão, apesar desses personagens obterem um nível de resultado expressivo, não entraram no ranking aqui apresentado. A Arlequina é um caso à parte, já que por muitas vezes tanto nas histórias em quadrinhos como nas produções audiovisuais mais recentes ela atua como uma “força do bem”, principalmente quando descolada do Coringa.

Chama atenção também a ausência no ranking de super-heróis mais tradicionais e com produtos audiovisuais como o Lanterna Verde e o Arqueiro Verde (Arrow), da DC Comics, que obtiveram um coeficiente abaixo dos 100,000. Super-heróis das séries da Netflix, como Demolidor, Justiceiro e Elektra, que já tiveram também filmes próprios, também não conseguiram atingir número suficiente para participar da lista.

Quase um quarto da lista (24%) são de super-heroínas mulheres, algo impensável nos anos em que os super-heróis começaram a ser adaptados para os cinemas, no início do século XXI. Mais surpreendente ainda é que Arlequina figure na terceira posição, superando a Mulher-Maravilha, que geralmente é tida como sinônimo de super-heroína e que ficou na sexta colocação. Outras heroínas se apresentam na base da lista, como Mulher-Hulk, Viúva Negra, Capitã Marvel e Supergirl. Fora a prima do Superman, as três heroínas Marvel só foram se tornar de conhecimento geral a partir de suas produções realizadas pela Disney. E, embora a Supergirl tenha estrelado uma série de televisão de sucesso, acabou na lanterna da lista. Nota-se também a ausência de personagens femininas como a Batgirl, a Batwoman, a Feiticeira Escarlate, Tempestade e Jessica Jones, que são populares no audiovisual.

Por fim, vale dizer que a pesquisa no mecanismo pelo personagem Pantera Negra no Wordstream retornou sem resultado, enquanto que o termo “wakanda” era bastante procurado, então o herói também deve ter um volume pronunciado de procura. O que chama atenção no que se refere a super-heróis negros é que somente um deles aparece no ranking, na posição 14, o Super Choque. Isso mostra como o desenho animado do personagem veiculado aqui nos anos 2000 permanece popular com os brasileiros, uma vez que ainda não temos uma produção live-action voltada para o personagem.

E qual é o seu super-herói favorito?

............................................

(*) Guilherme "Smee" Sfredo Miorando é doutorando em Ciências da Comunicação na Unisinos. É designer editorial e roteirista de quadrinhos, membro a Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), fundador e curador da Gibiteca da Biblioteca Pública do Estado (RS) e presidente e fundador da Associação de Quadrinistas do Rio Grande do Sul (AQUARIOS).