Cartunistas e chargistas no reinado de Momo

Autor:
Redação

Seção:
Charge & cartum

Publicado em:
19 de Fevereiro de 2023

Tempo de leitura:
~1 minuto

Cartunistas e chargistas no reinado de Momo

Por: Redação

Desde o surgimento das primeiras imagens na imprensa brasileira o carnaval se apresenta como um bom de motivo de inspiração para os caricaturistas. Herman Lima em sua História da Caricatura no Brasil assinala que, possivelmente, a primeira caricatura tendo o carnaval por tema tenha sido uma litografia publicada em 1840 com o título "Os resultados do entrudo", de autoria desconhecida cujo único exemplar conhecido integrava a coleção do caricaturista Àlvarus.

Desta data em diante o tema passa a fazer parte constante das publicações até que no início do século XX, destaca Herman Lima,  "As edições de jornais e revistas , dedicadas ao carnaval, acentuam-se" e artistas como K. Lixto, Raul Pederneiras e Jota Carlos transformam as revistas da época, durante o período do carnaval, em um grande registro histórico e bem humorado desta festa popular. com suas fantasias e brincadeiras típicas.

Mantendo a tradição a Revista Pirralha põe o bloco com seus chargistas na rua.

Clique no desenho para ampliar


Paulo Batista


Thiago


Mário


Mário


Guto Camargo


Guto Camargo


Santiago


Paulo Capilé


André Barroso


Alex Ponciano


1000ton


J Camelo


Ykenga


Ykenga

...................................

Imagem de abertura: Obra de Raul Pederneiras, publicada em 1924 (reproduzida da História da Caricatura Brasileira, de Herman Lima).