Cartuns no embalo das festas de Natal e Ano Novo

Autor:
Redação

Seção:
Charge & cartum

Publicado em:
20 de Dezembro de 2023

Tempo de leitura:
2 minutos

Montagem sobre ilustração de 1843 feita por John Leech para o livro "Um conto de Natal", de Charles Dickens (British Library)

Cartuns no embalo das festas de Natal e Ano Novo

Por: Redação

O período de final de ano com suas festas (laicas e religiosas) é a oportunidade para a realização de um balanço do que ocorreu ao longo do ano que termina e de preparação para aquele que se inicia.

O ano de 2023 ficou marcado por duas guerras; a da Ucrânia que não foi resolvida e pela que se iniciou na faixa de Gaza, a qual assombra o planeta pelos verdadeiros crimes de guerra praticados pelos sionistas do governo de Israel contra a população civil da Palestina que sofre impotente frente à morte de crianças e civis inocentes vitimados pelas bombas. Mas no Brasil o clima é de esperança e alívio pela retomada do crescimento econômico e da democracia no primeiro ano do governo Lula.

Obviamente estes não foram os únicos fatos importantes ocorridos nos últimos doze meses, e uma visita ás várias páginas desta Revista Pirralha, onde os chargistas apresentam uma  bem humorada e crítica leitura da realidade e serve como uma verdadeira retrospectiva do ano de 2023.

Encerrando este texto os artistas da Revista Pirralha desejam que 2024 seja um ano de grandes realizações e prometem que o humor gráfico e o espírito crítico continuará a todo vapor.

Clique na imagem para ampliar


Bira Dantas


Paulo Capilé


Bira Dantas


Guto Camargo


Guto Camargo


Fernandes

Nilson, um dos maiores nomes do humor gráfico brasileiro, chargista e cartunista de mão cheia, ultimamente anda afastado da prancheta mas atendeu a um pedido dos amigos da Revista Pirralha e enviou dois desenhos com a temática de Natal que estavam guardados em seus arquivos. A Revista Pirralha publica esta pequena joia e espera por novas produções.


Aurélio


Aurélio


Ykenga


Ykenga


1000ton


1000ton


1000ton


1000ton


Ykenga


Ykenga


Ykenga


Ykenga


Ykenga


Ykenga


Mário


Clóvis Lima