Twitter é a rede (anti) social da hora

Autor:
Redação

Seção:
Charge & cartum

Publicado em:
15 de Abril de 2023

Tempo de leitura:
2 minutos

A rede social não via problemas nas postagens que incitavam à violência nas escolas (Foto: Firmbee/Pixabay - uso livre)

Twitter é a rede (anti) social da hora

Por: Redação

Inicialmente o Twitter se negou a remover postagens que promoviam a violência em escolas sob a alegação de que estes conteúdos não violavam os termos de uso da plataforma. A negativa ocorreu em uma reunião realizada dia 10 de abril entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e as big techs (Twitter, YouTube, Meta, Kwai, TikTok, WhatsApp e Google). O encontro ocorreu depois que o ministério identificou uma  série de perfis que compartilham fotos e nomes de autores de massacres ocorridos nas escolas brasileiras. Na ocasião o ministro Flávio Dino solicitou a retirada de 400 perfis que incorriam nesta verdadeira apologia à violência nas escolas.

A atitude do Twitter, que para alguns soou burocrática e para muitos coniventes, surpreendeu as autoridades e o  Ministério Público Federal (MPF) pediu a empresa informações sobre o caso e que tomasse providências em relação à moderação de conteúdos relativos às ameaças de ataques às escolas. A posição da rede social, pertencente ao milionário Elon Musk, também recebeu uma série de críticas da população que, impactada pelas tragédias, não compreendia a negativa do Twitter.

Eis que, tendo em vista a repercussão negativa da atitude da empresa a direção do Twitter no Brasil volta atrás e dias depois (14/04)  retira do ar os perfis polêmicos ajudando assim no combate à violência e preservando a imagem do simpático investidor Elon Musk. A indignação da sociedade, particularmente dos familiares das vítimas, foi determinante para alterar a posição inicial da empresa. Aliás, os chargistas também, por meio de suas charges, se somaram a este movimento cobrando responsabilidade do Twitter

Clique na imagem para ampliar


Ykenga


Nei Lima


Mário


Paulo Batista


Guto Camargo


1000ton


Jeff Portela


Jeff Portela