Autor:
Redação
Seção:
Noticiário geral
Publicado em:
1 de Setembro de 2021
Tempo de leitura:
3 minutos
A nova chargeada da Pirralha acaba de chegar
Por: Redação
O 7 de setembro está próximo.
Neste momento dramático pelo qual passa o país, a REVISTA PIRRALHA, a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo (AQC-SP), a GRAFAR, a REVISTA GRIFO e a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) conclamam os desenhistas a denunciar os desmandos do governo Bolsonaro organizando uma CHARGEADA pela democracia.
Nós, cartunistas, que sempre estivemos presentes com nosso trabalho nos momentos em que a democracia foi atingida precisamos reagir. Reagir e agir para que a ética, a ciência e o conhecimento valham mais do que o ódio.
Portanto, convocamos os artistas, jornalistas, influenciadores digitais a que publiquem em suas redes sociais, entre os dias 1º e 7 de setembro, sob a hashtag #DemocraciaJáForaBolsonaro! materiais em defesa do Estado Democrático de Direito e contra o governo Bolsonaro.
Participe da CHARGEADA para fortalecer o movimento antifascista no dia 7 de setembro.
Conheça o manifesto #DemocraciaJáForaBolsonaro! na íntegra
O 7 de setembro está próximo.
Neste momento dramático pelo qual passa o país, a REVISTA PIRRALHA, a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo (AQC-SP), a GRAFAR, a REVISTA GRIFO e a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) vêem com preocupação o Estado de Direito ser dissolvido, direitos retirados e a Constituição descaracterizada visando o lucro criminoso do mercado financeiro, conclama os desenhistas a enfrentar os desmandos do governo organizando uma CHARGEADA pela democracia.
Nós, cartunistas, sempre estivemos presentes com nosso trabalho em todos os momentos em que a paz social e a democracia foram atingidas por usurpadores do poder do povo brasileiro, lutando e defendendo a liberdade e os direitos do cidadão. Pelo nosso passado de lutas, nossa irreverência criativa, nosso humor ácido, nosso poder de atingir as massas mais oprimidas com a arte, desejamos, mais uma vez, contribuir com a democracia.
Mantínhamos a perspectiva de que as instituições democráticas seriam capazes de garantir à população as condições de resistir ao fascismo. No entanto, o atual governo vem destruindo e atacando diuturnamente todas as instituições da república, criminalizando as vozes dissonantes da sociedade, desejoso de transformar o Brasil em uma nação atrasada, essencialmente rural, produtora de commodities, fornecedora de matéria prima barata para as nações ricas. À nossa população sobrará o papel de mão de obra barata, trabalhando sem direitos ou benefícios, fanatizada por uma religiosidade doentia, na qual ensino, ciência, liberdade e direitos sociais vêm sendo tratados como se fossem crimes. Esse projeto vem sendo executado sob a tutela de um presidente antiético, corrupto, entreguista, fanatizado e genocida que não esconde suas reais intenções de tornar o país um puxadinho de sua própria casa. Para isto ele pretende usar o próximo dia 7 de setembro como marco desta escalada doentia.
Precisamos reagir. Reagir e agir; todos pelo resgate do estado de direito, pela liberdade de existir, pela ciência, pela educação e por uma sociedade organizada para produzir cidadãos livres, conscientes, vivendo dentro da justiça social. Exigimos sua destituição do cargo para que possamos voltar a respirar em um país onde a sociedade respeite as regras e a ética, na qual ciência e conhecimento valham mais do que o ódio e morte aos diferentes.
Convocamos as entidades dispostas a participar de uma ação que aglutine todos os seguimentos combativos da sociedade. Propomos aos artistas, jornalistas, influenciadores digitais, toda e qualquer pessoa que queira engrossar o nosso movimento que produza, do dia 1º ao dia 7 de setembro, materiais em defesa do Estado Democrático de Direito e contra o governo Bolsonaro.
Participe da CHARGEADA com o seu importante trabalho para enfrentar e vencer esse governo criminoso que deseja atropelar a sociedade. Publique seu material nas redes sociais sob a hashtag #DemocraciaJáForaBolsonaro!
Assim todos terão acesso ao material e poderão difundi-lo para colegas, parentes, amigos, para que a sociedade civil se mobilize visando fortalecer o movimento antifascista no dia 7 de setembro.