Morre Claudio Biern, o Walt Disney espanhol

Autor:
Redação

Seção:
Noticiário geral

Publicado em:
31 de Outubro de 2022

Tempo de leitura:
2 minutos

Morre Claudio Biern, o Walt Disney espanhol

Por: Redação

Pouco conhecido no Brasil, faleceu em 14 de outubro aos 81 anos Claudio Biern Boyd, criador das séries de animação para a TV "Dartacão e os Três Moscãoteiros", "David, o Gnomo", "O Pequeno Cid" e "A Volta ao Mundo de Willy Fog". Nascido em 21 de novembro de 1940, em Palma de Maiorca (Espanha), no início dos anos de 1960 começou a trabalhar com promoção e marketing e fundou nos anos 70 os Estúdios de Animação BRB International , que inicialmente uma empresa de licenciamento e distribuição de séries de animação representando os desenhos da Hanna-Barbera e Pantera Cor de Rosa.

Na década seguinte o estúdio passa a produzir suas próprias animações e alcança o sucesso com  "Os Três Mosqueteiros", em 1982, e "A Volta ao Mundo em 80 Dias", "David, o gnomo" (foto), entre outras. Em várias de suas produções os personagens eram todos animais, o que fez com que ficasse conhecido como "Walt Disney espanhol".. Ao longo da carreira recebeu mais de 40 prêmios, entre eles o Prêmio Talento Extraordinário da Academia de Televisão 2017, Melhor Comunicador com as Crianças, do Festival Internacional de Comunicação Infantil em Chupete, em 2014, e a Medalha de Trabalho Presidente Macia do Governo da Catalunha, em 2011.

Claudio Berri não era desenhista, mas sim produtor e eventualmente roteirista e diretor das animações. Seu estúdio também produziu animações para terceiros, entre elas, Mortadelo y Filemón (Mortadelo e Salaminho no Brasil). nos últimos anos estava produzindo animações para o You Tube (Bernard) e para o cinema.

Além disso, Claudio Biern foi diretor do clube de Reial Club Deportiu Espanyol de Barcelona, paixão que dividia com a animação.

..........................

Foto de abertura: divulgação do BRB International (autoria não creditada)