Morre Oscar Salas, parceiro de Fontanarrosa

Autor:
Redação

Seção:
Desenhistas

Publicado em:
8 de Fevereiro de 2023

Tempo de leitura:
2 minutos

Morre Oscar Salas, parceiro de Fontanarrosa

Por: Redação

Faleceu em seis de fevereiro o desenhista argentino Oscar Salas (foto ao lado) aos 64 anos. Pouco conhecido no Brasil, ele tem seu trabalho, desenvolvido ao lado do genial Roberto Fontanarrosa (1944-2007) nas histórias em quadrinhos do personagem "Inodoro Pereyra, el renegáu", reconhecido por todos que apreciam o humor gráfico argentino..Por problemas de saúde Fontanarrosa, nos últimos sete meses da sua vida, parou de desenhar a página semanal de Inodoro Pereyra publicada na Revista Viva e passou a incumbência  para Oscar Salas.

O convite para a parceria veio por intermédio do cartunista e amigo em comum  Crist (Cristóbal Reinoso) que não podia assumir a tarefa e a repassou ao amigo. A colaboração se dava a distância pela internet com Fontanarrosa enviando o roteiro da semana e recebendo o desenho por email.

"Durante o tempo em que trabalhei com ele, aprendi muito. Ele não queria que me aborrecesse desenhando um clone de Inodoro Pereyra e me encorajou a ser livre para recriá-lo no meu próprio estilo, o que nunca me permiti fazer, pois suas personagens eram verdadeiros logotipos reconhecidos pelas pessoas. Só me soltava quando se tratava de desenhar vacas, índios, sapos, porcos e outras criaturas, o que fiz de bom grado."
Declaração dada ao jornal La Voz, de Córdoba, por ocasião dos dez anos da morte de Fontanarrosa

Oscar Salas, nascido em 1957 em Alta Gracia, Córdoba, trabalhou na revista Hortensia, Rico Tipo, Caras y Caretas e publicou livros para crianças como "El desenredador de estrellas" e "El día en que las abuelas perdieron la memoria", Em 2003, uma pesquisa do Ministério da Educação sobre o mercado literário de Córdoba o apontou como o autor mais lido do gênero infantil. Seus livros são utilizados como material didático nas escolas o que o levou a realizar inúmeras atividades junto aos estudantes.

Além da carreira de desenhista ele atuava como baterista e em parceria com Santiago Ortiz editou o álbum "Canciones de la luna, luna".. É autor da tirinha "Jerónimo" publicada pelo jornal La Voz del Interior. e publicou seu primeiro romance, "El Talismán de la Bruja" seguido de “La Bruja de la Noche”. em 2011.

Uma página de Inodoro Pereyra desenhada por Oscar Salas

................................

Na abertura o desenhista em uma visita a uma escola para apresentar seu trabalho junto aos alunos (fotos retiradas do Facebook do artista).