Autor:
Redação
Seção:
Charge & cartum
Publicado em:
16 de Novembro de 2024
Tempo de leitura:
~1 minuto
Uma bomba explodiu em Brasilia, no primeiro episódio registrado de um homem bomba no Brasil (montagem sobre foto de Antonio Augusto/SCO/STF)
Bomba explode no coração da democracia
Por: Redação
No dia chuvoso de quinta-feira, 13 de novembro Francisco Wanderley Luiz, o Tiu França, atirou "artefatos explosivos" contra a sede do Supremo Tribunal Federal - STF em Brasília e em seguida cometeu suicídio ao se deitar na praça dos Três Poderes e detonar a bomba que carregava consigo. Bolsonarista convicto, havia sido candidato a vereador pelo PL em 2020 na cidade de Rio do Sul, Santa Catarina (um dos estados mais conservadores da federação), ele publicava em suas redes sociais mensagens de ódio contra autoridades da república.
O episódio, que chocou o país, só pode ser entendido como parte da escalada da violência patrocinada pela direita fascista após a derrota do candidato Bolsonaro nas eleições presidenciais que elegeram o petista Lula. No momento a questão é descobrir se se tratava de um "lobo solitário" tentando concretizar uma espécie de vingança política de forma individual ou mais um peão na trama golpista ainda não desmantelada que busca desestabilizar a democracia brasileira. Também entra nesta equação sinistra o papel que a manipulação política extremista difundida pelas redes sociais pode causar a ponto de desestabilizar de desestabilizar a mente de certos indivíduos.
Estas são questões importantes para se determinar a verdadeira dimensão desta tragédia política e humana, Mas para o chargista resta a reflexão sobre o tragicômico da violência fascista que ameaça a democracia.
Clique na imagem para ampliar