O funeral viking do desenhista Chris Browne

Autor:
Redação

Seção:
Desenhistas

Publicado em:
10 de Fevereiro de 2023

Tempo de leitura:
2 minutos

O funeral viking do desenhista Chris Browne

Por: Redação

Chris Browne, o desenhista de Hagar, o Horrível, faleceu em 5 de fevereiro conforme anunciou sua irmã sem, no entanto, esclarecer a causa, afirmando apenas que aconteceu após "uma longa doença". Christopher Kelly Browne (16 de maio de 1952 na cidade de South Orange, no estado de Nova Jersey) era filho de Dick Browne e assumiu a tarefa de continuar a publicação dos quadrinhos do guerreiro viking após a morte do pai em 4 de junho de 1989. Ele trabalhava no estúdio do pai auxiliando na arte e escrevendo piadas antes do surgimento de Hagar, tendo ajudado nas tiras de Hi and Lois (Zezé, no Brasil) entre 1976 a 1988, uma parceria de Mort Walker e  Dick Browne. Sua morte aconteceu exatos 50 anos após a estreia de Hagar que ocorreu em 4 fevereiro de 1973.

Homenagem do cartunista 1000ton que desde a adolescência acompanha as aventuras de Hagar

Os quadrinhos de Hagar fazem sucesso em todo o mundo ( o King Features Syndicate, que distribui a tira afirma que o personagem é publicada em 800 jornais no planeta) e, nas palavras de Álvaro de Moya, ele se baseia no "formato clássico de situar problemas atuais em épocas e ambientes incomuns, (...) carregada de humor como crítica aos costumes do mundo de hoje". (*)

No entanto, antes de assumir as tiras de Hagar em tempo integral, Chris Browne manteve uma carreira solo com tiras avulsas e trabalhos publicados nas revistas The Funny Papers, National Lampoon, Playboy, The New Yorker, entre outras, tendo inclusive, escrito e ilustrado um livro infantil The Monster Who Ate the State, em 2014 (ao que consta, nunca editado no Brasil).

Outros trabalhos de Cris Browne

Tira publicada entre 1993 e 1994

Quadrinhos para a Playboy

...........................................

(*) Declaração publicada em artigo do autor para a Revista Abigraf, pág. 62, julho/agosto de 2015

Foto de abertura: Chris Browne apresentando o livro infantil de sua autoria (Facebook do autor).