Autor:
Redação
Seção:
Charge & cartum
Publicado em:
15 de Setembro de 2024
Tempo de leitura:
2 minutos
Brigadistas do Instituto Brasília Ambiental e Bombeiros combatem incêndio em área de cerrado próxima a Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
As chamas no país e a emergência da charge
Por: Redação
Nos últimos dias as queimadas, uma prática comum para expandir pastagens e abrir novas áreas agrícolas fez com que várias cidades brasileiras atinjam níveis de poluição perigosos para a saúde humana. Mas, de acordo com investigadores e cientistas, os incêndios não se originam naturalmente e são resultados de ação intencional e criminosa para desmatar, garimpar ou até expulsar comunidades tradicionais. Isto, aliado ao período de estiagem, os fortes ventos que ajudam a espalhar as chamas e o despreparo das autoridades locais para tratar desta situação, com o agravante que as políticas ambientais foram esvaziadas no governo Bolsonaro, torna o problema ainda mais grave.
Isto sem falar que existe forte suspeita que se trata de uma ação orquestrada com objetivos também políticos de desgastar o governo federal e sua política ambiental uma vez que diversos focos tiveram início simultâneo em diferentes localidades. A Polícia Federal trabalha com esta hipótese e já está investigando a situação, inclusive, prisões de suspeitos já foram realizadas.
Em meio a crise a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente Lula anunciaram a criação da Autoridade Climática, uma entidade que será responsável pela gestão de riscos de tragédias envolvendo o clima. Umas das preocupações da ministra é que aos poucos a biodiversidade brasileira está sendo destruída por um modelo predatório que combina pecuária e agricultura extensiva com combustíveis fósseis.
E para complicar a situação, some-se ao problema a questão da mudança climática, já detectada por cientistas há tempo, e estamos frente a uma crise que exige nossa ação imediata. Por isso os chargistas da Revista Pirralha resolveram criar está página para ajudar, através do humor gráfico, a conscientizar a população sobre a importância deste assunto.
Clique na imagem para ampliar