Chico Buarque recebe prêmio e caricaturas

Autor:
Redação

Seção:
Charge & cartum

Publicado em:
26 de Abril de 2023

Tempo de leitura:
3 minutos

Chico Buarque recebe o Prêmio Camões das mãos dos presidentes do Brasil e Portugal (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Chico Buarque recebe prêmio e caricaturas

Por: Redação

O músico, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque de Hollanda recebeu das mãos do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o Prêmio Luiz Vaz de Camões de Literatura, a premiação mais importante da língua portuguesa. O prêmio é concedido levando em consideração o conjunto da sua produção literária do autor.

Chico Buarque foi o vencedor da 31ª edição do prêmio, em 2019,  mas o ato de entrega não ocorreu pela recusa do então presidente Jair Bolsonaro em assinar a honraria que ficou “congelada” até a posse do presidente Lula que corrigiu, o que segundo ele, foi “um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos”. A cerimônia ocorreu no dia 24 de abril, no Palácio Queluz, em Lisboa, durante a visita oficial do presidente brasileiro a Portugal.

“Por mais que eu leia e fale de literatura, por mais que eu publique romances e contos, por mais que eu receba prêmios literários, faço o gosto de ser reconhecido no Brasil como compositor popular e, em Portugal, como gajo [moço] que um dia pediu que lhe mandassem um cravo e o cheirinho de alecrim”.
Chico Buarque, em referência à canção de sua autoria, Tanto Mar.

Em seu discurso, Chico lembrou os vários autores e artistas brasileiros “humilhados e ofendidos nesses últimos anos de estupidez e obscurantismo”. “Lá se vão quatro anos que meu prêmio foi anunciado e eu já me perguntava se me haviam esquecido”, brincou o escritor. “Quatro anos, com uma pandemia no meio, davam às vezes a impressão de que um tempo bem mais longo havia transcorrido. No que se refere ao meu país, quatro anos de governo, funesto, duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás”, disse Chico Buarque.

Por sua vez, Lula destacou em seu discurso durante a entrega do prêmio que “Chico conseguiu sintetizar as paixões e os desejos de tantas Joanas e Joões, de tantas Teresas e Josés Costas, de tantas Genis e Pedros pedreiros, de tantos guris e mambembes de nossa gente”, disse. “Mas a vasta contribuição da obra de Chico Buarque vai além de seus inegáveis aportes à riqueza literária da língua portuguesa e mostra que arte e cultura estão entrelaçados com a política e com nossos ideais de liberdade e democracia”, acrescentou o presidente.

O Prêmio Camões foi instituído em 1988 por Brasil e Portugal e reconhece, anualmente, autores cuja obra contribua para a projeção e o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Ele é realizado e financiado pela Biblioteca Nacional do Brasil e pela Secretaria de Cultura de Portugal e conta com um grupo de jurados brasileiros, portugueses e africanos.

Os artistas da Revista Pirralha não perderam a oportunidade e também prestam, com desenhos, suas homenagens ao artista Chico Buarque.

Clique na imagem para ampliar

Nei Lima


Ykenga


Caó


1000ton


Cláudio


Guto Camargo


Mário


Maria Rita


Bira (Jânio Garcia, cores)


Flávio


Thiago


Fernandes

…………………………

Texto editado a partir da reportagem escrita por Andreia Verdélio, repórter da Agência Brasil (reprodução permitida)