Autor:
Redação
Seção:
Memória
Publicado em:
7 de Abril de 2024
Tempo de leitura:
3 minutos
Ziraldo e seus personagens mais conhecidos criados em mais de 70 anos de carreira
Ao mestre Ziraldo com todo nosso carinho
Por: Redação
Os mais novos o conhecem como o pai do menino maluquinho, os mais velhos pela turma do Pererê e tem aí no meio uma geração que teve contato com Ziraldo através do irreverente e crítico jornal O Pasquim em seu enfrentamento contra a ditadura. Mas Ziraldo foi mais do que quadrinhista e chargista, foi escritor, jornalista, teatrólogo, artista gráfico, publicitário, homem de TV e incansável agitador cultural em mais de 70 anos de atividade.
Ziraldo Alves Pinto nasceu na cidade de Caratingo (MG) em 24 de outubro de 1932 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 6 de abril de 2024 aos 91 anos. Sua primeira experiência profissional com o desenho se deu nos estertores da histórica revista O Malho ainda com 16 anos (a revista fechou em 1952). Depois disto ele só parou de criar sua arte após um AVC (acidente vascular cerebral) sofrido em setembro de 2018.
A partir desta data sua condição de saúde foi se debilitando. A família divulgou que ele morreu de causas naturais no apartamento onde morava, no bairro da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, por volta das 14h30h.Coincidentemente, no mesmo período estava em cartaz a exposição Mundo Zira - Ziraldo Interativo no Centro Cultural Banco de Brasil (RJ)
Agora os artistas da Revista Pirralha – alguns o conheciam pessoalmente e profissionalmente – se reuniram para prestar esta homenagem ao mestre.
Ziraldo foi padrinho de casamento do meu pai, Henfil. Trabalharam juntos no Pasquim e criaram personagens inesquecíveis. Me conheceu ainda na barriga da minha mãe, e como ele mesmo falava, era meu Tio de coração! Quando ia visitá-lo, me recebia sempre com um sorriso e um abraço! "OOOi meu filho!" Dizia ele. Me ajudou quando meu pai faleceu me dando o caminho das pedras para lidar com a obra e a responsabilidade que tinha recebido. Estive com ele semana passada. Conversei aparentemente sozinho, mas sei que estava escutando. Ainda não sabia, mas era minha despedida dele! Você já está fazendo falta meu tio Ziraldo! Dê um grande abraço no meu pai! Seu sobrinho de coração,
Ivan de Souza
Clique na imagem para ampliar
Eu tinha 14 para 15 anos quando conheci o Ziraldo - Eu mandei dois roteiros para ele que publicou um no Pererê (edição de Abril de 1964) e, inclusive, me colocou como personagem na história. Imaginem o que foi isso para um menino que ainda morava no interior. Mesmo que não tivesse sido publicado o Pererê já havia mudado a minha vida. Eu desenhava todo tipo de heróis dos quadrinhos; do Pernalonga a Super Homem de Batman, Pato Donald a Príncipe Valente, com o Pererê abandonei os super-heróis e decidi que eu queria desenhar cartuns como o Ziraldo. A primeira vez que publiquei como cartunista foi em 1967 no Cartum Jornal dos Sports pela mãos do Ziraldo e a última vez na Grande Imprensa (Jornal do Brasil em 2007) também.
Nilson Adelino Azevedo
Amigos desde o Pasquim
Com poucos dias de diferença dois dos grandes nomes do cartum e da charge se foram. Ziraldo e Ykenga (veja matéria sobre sua morte AQUI), eles se conheceram na redação do Pasquim e se tornaram amigos pelo resto de suas vidas. Os artistas Mário Sérgio e Geuvar, integrantes da equipe da Revista Pirralha, retrataram a chegada dos amigos ao paraíso dos cartunistas.