Dia Nacional do Humorista é feito com alegria

Autor:
Redação

Seção:
Noticiário geral

Publicado em:
12 de Abril de 2023

Tempo de leitura:
3 minutos

Chico Anísio, em foto de 1957 publicada no Correio da Manhã (pertencente ao Arquivo Nacional - domínio público)

Dia Nacional do Humorista é feito com alegria

Por: Redação

A Lei 13.082, institui o 12 de Abril como o Dia Nacional do Humorista. A proposta da lei foi apresentada no Congresso em 2008 pelo deputado José Airton (PT-CE), aprovada em 2013 e sancionada pela presidente Dilma Roussef em janeiro de 2015, coincidentemente o mês que ocorreu o ataque terrorista à redação da revista humorística Charlie Hebdo que chocou o mundo.

A data foi escolhida por ser o dia de nascimento do humorista Chico Anysio (Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho) que faleceu em 23 de março de 2012, aos 80 anos. Nascido em Maranguape, no Ceará, aos 12 de abril de 1931, começou sua vida artística como locutor de rádio mas enveredou cedo pelos programas humorísticos como redator (chegou a escrever para as chanchadas no cinema) e ator. Com a chegada da TV a partir da década de 1950 se firmou no novo meio e se tornou um dos maiores e mais populares humoristas do país.

“Esse projeto visa a homenagear todos aqueles que fazem sorrir e, também, os benefícios à saúde alcançados por meio da risada. O riso é uma demonstração de bem estar que aproxima as pessoas e traz alegria e saúde. Rir relaxa as tensões e gera simpatia que contagia e ajuda a viver melhor. Não são poucos os brasileiros, principalmente os nordestinos, que fazem do humor sua profissão, transformando suas dificuldades, suas tristezas e sofrimentos em pretexto para fazer sorrir”.

Uma das justificativas apontadas pelo deputado José Airton para apresentar a proposta de lei

Outros Dias do Humor

O Rio de Janeiro tem o Dia Estadual do Humor que é comemorado em 30 de outubro e foi instituído pela lei 9.440 de 2021, pois foi neste dia, em 1978 na cidade de Niterói que nasceu o comediante Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, cuja morte em decorrência da COVID em 4 de maio de 2021 interrompeu precocemente a carreira de um dos mais importantes comediantes da atualidade.

Em vários países da América Latina se comemora o dia 26 de abril como Dia Internacional do Humor apesar da origem da data não ficar clara nos comunicados e nas inúmeras matérias referentes a data publicadas na imprensa e na internet.

Os EUA não tem apenas um dia, mas sim um mês todo. Foi em 1976 quando o humorista Larry Wilde, nascido em 6 de fevereiro de 1928 e ainda vivo em seus 95 aninhos, resolveu transformar o mês de abril, que começa com o dia da mentira (que por lá é tido como um dia de brincadeiras) em um mês para celebrar o humor. Ele realizou uma série de atividades durante o mês e a comemoração acaba se popularizando e é comemorada em várias localidades.

Por tudo isso Nei Lima, frequentador assíduo da Revista Pirralha, presta sua humorada homenagem para Chico Anísio

Clique na imagem para ampliar


.


.

Na primeira imagem pode-se ver a dedicatória de Chico Anísio e comentário de Ziraldo sobre a arte de Nei Lima