Autor:
Redação
Seção:
Caricatura
Publicado em:
21 de Junho de 2024
Tempo de leitura:
~1 minuto
Capas dos primeiros LPs de Chico Buarque (montagem de Guto Camargo sobre fotos do site do artista)
Oitenta vezes Chico Buarque de Hollanda
Por: Redação
Por todos os cantos do Brasil comemorou-se neste 19 de junho de 2024 o aniversário de 80 anos de Francisco Buarque de Hollanda que gravou seus primeiros discos como Chico Buarque de Hollanda, depois Chico Buarque e hoje, para a maioria dos fãs, é apenas Chico. Uma intimidade cultural que teve início em 1966 quando seu nome apareceu no álbum Morte e Vida Severina, poema de João Cabral de Melo Neto musicado por ele e gravado ao vivo pelo elenco da peça apresentada o Teatro da Universidade Católica de São Paulo – TUCA.
Nas décadas seguintes vieram outros discos. Uma vista ao seu site oficial pode-se contar entre LPs, compactos, CDs e coletâneas nada menos que 77 álbuns gravados. E depois tem também as peças de teatro, colaborações no cinema e seus onze livros (você pode conferir no site oficial do artista )
Além desta impressionante produção cultural Chico também se destacou pelo seu ativismo e coerência política; na juventude ele se levantou contra a ditadura militar instalada com o golpe de 1964 e atualmente se une aos democratas na denuncia e no combate “A cadela do fascismo”, que segundo Bertoldt Brecht está sempre no cio.
Por tudo isto os artistas da Revista Pirralha homenageiam agora este brasileiro conhecido por Chico.
Clique na imagem para ampliar