Juca Chaves o judeu baiano de todos os santos

Autor:
Redação

Seção:
Noticiário geral

Publicado em:
29 de Março de 2023

Tempo de leitura:
2 minutos

Jurandyr Czaczkes, o brasileiro Juca Chaves, morre aos 84 anos (foto; Facebook do artista)

Juca Chaves o judeu baiano de todos os santos

Por: Redação

Pouco conhecido das novas gerações, Juca Chaves se tornou popular como humorista e compositor de bem humoradas musicas de protesto nos anos de 1960 e 70.onde repetia seu bordão “Ajude o Juquinha a comer seu caviar”. Apelidado de Menestrel Maldito pelo poeta Vinìcius de Moraes suas composições foram fortemente influenciadas pela Bossa Nova, na forma de cantar, no ritmo e no alaúde adaptado para soar como um violão que tocava em seus shows. O artista, cujo nome era Jurandyr Czaczkes Chaves,  nasceu em 22 de outubro de 1938, no Rio de Janeiro, filho de um judeu austríaco chamado Josef Czaczkes, que acrescentou o sobrenome Chaves, e de Clarita Wainstein, filha de um judeu lituano, era formado em música clássica e começou a carreira profissional em 1955, na TV Tupi, em São Paulo

Juca Chaves teve problemas com a censura durante a ditadura militar, se exilou em Portugal em 1970, mas como o país também vivia a ditadura Salazarista, acabou partindo para a Itália. De volta ao Brasil, na década de 1980 lançou uma gravadora independente, a Sdruws Records.. Com o passar do tempo foi abrandando suas opiniões políticas a ponto de ser candidato ao Senado pela Bahia em 2006 pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), um partido de direita comandado desde sua fundação pelo quase folclórico José Maria Eymael. 

Na sua última fase artística enalteceu a Lava Jato e o juiz Sérgio Moro, a quem chegou a considerar um herói. Um de seus últimos espetáculos foi exatamente Juca Chaves em ritmo de lava Jato, de 2016. O artista morava a décadas em Salvador e recebeu o título de "Cidadão Itapuãzeiro" em 2021 durante a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. O artista estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador e morreu na noite de sábado, 25 de março, aos 84 anos por problemas respiratórios.

A importância de Juca Chaves para o humor brasileiro está em sua primeira, irreverente e criativa fase de oposição à ditadura militar e ao fascismo que vivenciou em Portugal. É este período que os artistas da Pirralha reverenciam nesta homenagem.

Clique na imagem para ampliar


Nei  Lima


1000ton


Paulo Capilé


Guto Camargo

Brasil já vai à guerra

Sucesso de Juca Chaves de 1961, um divertido diálogo histórico com o Brasil militarista do governo Bolsonaro

Obtido no canal de Luciano Hortencio no You Tube