O roteirista Bob De Groot morre aos 82 anos

Autor:
Redação

Seção:
Quadrinhos

Publicado em:
19 de Novembro de 2023

Tempo de leitura:
~1 minuto

Bob De Groot e sua criação Léonard, um amalucado inventor da Idade Média (foto divulgação, autoria não creditada)

O roteirista Bob De Groot morre aos 82 anos

Por: Redação

Bob (Robert) De Groot  nasceu em Bruxelas em 26 de Outubro de 1941 e morreu dia 17 de novembro aos 82 anos. Começou nas HQs em 1962, aos 21 anos, no jornal Spirou (foi desenhista mas acabou se firmando como roteirista). Marcou sua passagem pelas revistas Pilote e Tintin, onde surgiram duas de suas mais importantes criações; Léonard (um inventor incompreendido da Idade Média) e Robin Dubois (uma paródia de Robim Hood). Além das histórias humorística que criava, e pelas quais ficou conhecido, também roteirizou álbuns de aventuras. O quadrinhista estava aposentado desde 2015.

Ao ver esta breve biografia certamente o leitor local pode ter a ideia de que ele era um ilustre desconhecido por estas bandas. Mas, uma pesquisa mais atenta revela que Bob De Groot foi um dos grandes roteiristas de Lucky Luke e das histórias de seu cão, Ran-Tan-Plan, estas, bastante popular entre os brasileiros.

Apesar de não ter todas suas criações disponíveis em nosso país sua morte foi uma perda sentida para os leitores de quadrinhos, principalmente para os apreciadores da escola franco-belga.


Os desenhos foram publicados separadamente mas, ao final, emendados uns aos aoutros formavam um grande painel

Uma charge de 15 metros

Um dos projetos mais curiosos de Bob De Groo surgiu em 1973 quando, durante um ano, ele e o desenhista Turk publicaram semanalmente na revista “Tintin” um desenho de uma parte diferente da mesma rua que, ao final, emendando-se as 52 imagens temos um painel de 15 metros de extensão repleto de situações engraçadas e gags visuais. Batizado de “La Plus Grande Image du Monde” as pranchas foram reunidas em livro em 1987.