Trabalhadores chargistas unidos no 1º de Maio

Autor:
Redação

Seção:
Charge & cartum

Publicado em:
29 de Abril de 2023

Tempo de leitura:
2 minutos

Cartaz criticando as Casas de Trabalho da Inglaterra (cerca de 1824, autor desconhecido - Britisch Library)

Trabalhadores chargistas unidos no 1º de Maio

Por: Redação

Praticamente todos os países do mundo celebram a data do 1º de Maio como Dia Internacional dos Trabalhadores. A origem histórica desta data foi uma greve de trabalhadores ocorrida em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, reivindicando jornada de 8 horas por dia, na ocasião, em uma manifestação ocorrida na Praça Haymarket, uma bomba explodiu e deu origem a um grande tumulto com mortos e feridos, tanto entre manifestantes quanto policiais. A polícia prendeu vários manifestantes e quatro deles foram acusados pelo massacre e condenados a morte, mesmo que sua culpa nunca tenha sido comprovada. estes trabalhadores são conhecidos como os "Mártires de Chicago" e em sua homenagem foi instituído o Dia do Trabalhador com o objetivo de continuar a luta pela redução da jornada de trabalho. Após sua instituição os trabalhadores passaram a se reunir anualmente nesta data para celebrar a luta por melhores condições de trabalho e salário. 

Este é o primeiro acontecimento a nível global cuja origem não tem relação com a religião ou costumes milenares. Foi a obstinação dos trabalhadores unidos nos mais variados países que fez com que a data, inicialmente combatida e reprimida pelos governos, acaba-se por ser aceita e incluída no calendário oficial dos países.

Neste sentido, a própria existência da data é uma vitória internacional da classe trabalhadora, mesmo que em várias localidades seja tratada apenas como mais uma festa deixando em segundo plano a proposta inicial de denúncia das condições de trabalho. No Brasil os operários introduziram a celebração nos primeiros anos do século XX e a data foi reconhecida durante o governo de Getúlio Vargas em 1930 (decreto 19.488 de 15 de dezembro).

Como os chargistas e os cartunistas também são trabalhadores, eles celebram o 1º de Maio unidos com seus colegas de classe fazendo a crítica das condições de trabalho com a arte do Humor.

Clique na imagem para ampliar

Bira


Bira


Thiago


Thiago


Guto Camargo


Guto Camargo


Alex Ponciano


Alex Ponciano


Genildo


Alexandre Paixão


Ykenga


Mário


Paulo Capilé


1000ton


Jeff Portela


Caó


Primeira obra publicada pela chargista Crau, que estreou na revista O Bicho nº 1 em março de 1975.

..............

Casas de Trabalho (Workhouses) foram estabelecidas na Inglaterra no século XVII. Em 1834, com a criação da Lei dos Pobres, só era permitida a ajuda aos pobres nestas casas onde o abrigado precisava trabalhar para morar em um verdadeiro regime prisional. As casas de trabalho eram chamadas pelo povo de "bastilhas para os pobres".