Analisando o moderno quadrinho brasileiro

Autor:
Redação

Seção:
Quadrinhos

Publicado em:
23 de Novembro de 2021

Tempo de leitura:
3 minutos

Analisando o moderno quadrinho brasileiro

Por: Redação

Heitor Pitombo acaba de lançar o livro Quadrinhos do Brasil – vol. 1, a proposta da obra é mostrar ao público a riqueza do moderno quadrinho nacional criado por quadrinhistas como os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, Danilo Beyruth, Marcello Quintanilha, Bianca Pinheiro e Marcelo D’Salete, entre tantos outros.

O livro é publicado pela Editora Heroica com edição de Manoel de Souza e foi viabilizado através da internet por uma plataforma de financiamento coletivo. Com 160 páginas totalmente coloridas e formato 15,6 cm x 22,8 cm, cada apoiador do projeto tem seu nome incluído numa página de agradecimentos.

A proposta do autor é continuar o projeto lançando novos volumes, sendo que neste primeiro são apresentadas três reportagens:

- Um mergulho na carreira de Fábio Moon & Gabriel Bá, a dupla que mais se destacou no mercado nacional e estrangeiro nas últimas duas décadas relatando o início da carreira e os desafios enfrentados;

- Uma entrevista com Sidney Gusman, um dos mais bem-sucedidos editores de quadrinhos de nosso mercado, responsável pelo projeto Graphics MSP, que trouxe muitas inovações ao universo de Mauricio de Sousa e

- Uma seleção de cerca de 150 quadrinhos, dos mais variados gêneros, que despontaram nos últimos dez anos, resenhamos e analisados formam um guia para quem quer mergulhar fundo no rico universo atual dos quadrinhos brasileiros.

A obra pode ser adquirida no site da Editora Heroica.

Autor

HEITOR PITOMBO - Carioca da Tijuca, trilha uma carreira nos quadrinhos há mais de três décadas. Escreveu em jornais e publicações especializadas, traduziu HQs para diversas editoras e é autor dos livros Entes Perpétuos (2010) e 300 Mangás (2013). Fez parte da equipe de produção da Bienal Internacional de Quadrinhos do RJ (1991) e foi curador de vários outros projetos do gênero. Ganhou o troféu HQMIX em 1997 pelo primeiro CD-ROM sobre HQs produzido no país. Atualmente faz parte do staff da revista Mundo dos Super-Heróis.

Editor

MANOEL DE SOUZA - Paulistano da Freguesia do Ó, começou como assistente do cartunista Luiz Gê em 1990, durante uma rápida passagem pela Circo Editorial (da revista Chiclete com Banana). Foi fanzineiro, quadrinhista e ilustrador, até focar sua carreira na área de revistas. Em 2006, lançou a Mundo dos Super-Heróis, a mais longeva revista brasileira do gênero e ganhadora de três troféus HQMIX. Hoje, se dedica à Heroica, sua própria editora, pela qual lançou O Império dos Gibis, além de diversos dossiês das revistas Marvel/Abril.

Foto: divulgação do autor