Autor:
Redação
Seção:
Desenhistas
Publicado em:
5 de Junho de 2022
Tempo de leitura:
3 minutos
Frank deixa seu riscado em Florianópolis
Por: Redação
O jornalista e cartunista Frank Maia faleceu devido a complicações cardíacas em 5 de junho em Santa Catarina. Frank, carioca de nascimento, morava em Florianópolis e era diretor do Sindicato dos Jornalistas. Acometido de uma cardiopatia muito grave, estava internado na ala cardiológica do Hospital Regional de São José há alguns meses o que o impedia de trabalhar.
O cartunista ingressou no curso de jornalismo na UFSC em 1986 e começa a criar charges, ilustrações e campanhas para entidades sociais e de trabalhadores. Por duas décadas, foi cartunista do jornal A Notícia, de Joinville. Também teve seu trabalho publicado no Notícias do Dia, em Florianópolis. Frank era presença constante nas ações da Revista Pirralha onde contava com amigos e amigas que lamentaram sua morte.
Nos últimos dias do mês de maio os colegas iniciaram uma mobilização para, além de ajudar financeiramente nas muitas despesas – principalmente medicamentos – que precisava arcar, incluía uma “corrente de cartuns” em apoio ao seu restabelecimento. A ideia era enviar um “vale-abraço” a ele aproveitando como base uma autocaricatura que ele havia feito durante a pandemia da COVID e desejando-lhe pleno restabelecimento.
A arte original (esq.) e as interpretações de Eduardo Londrina e Crau
Nota de pesar emitida pelo Sindicato dos jornalistas de Santa Catarina
Que seu riscado prossiga pela eternidade, Frank Maia
O Sindicato dos Jornalistas de SC e a Federação Nacional dos Jornalistas comunicam, com profundo pesar, o falecimento do jornalista Frank Maia, diretor do SJSC. Frank morreu na madrugada deste domingo (05/06/2022), vítima de uma cardiopatia grave, no Hospital Regional de São José, onde estava internado há dias.
Formado pela UFSC, carioca de nascimento, mas manezinho de espírito e coração, Frank Maia aliava, como poucos, o talento artístico com uma profunda base teórica e política, resultando em ilustrações e charges sempre reconhecidas pelo estilo e humor refinado. “Desenhar é o meu riscado”, se autodefinia.
Frank trabalhou nos jornais O Estado, AN Capital, A Notícia e Notícias do Dia. Era colaborador assíduo de publicações de entidades sindicais e ligadas ao movimento social. Em 2017, lançou, junto com Isadora Cardoso e Maurício Oliveira, o livro “Capa dura, miolo mole”, com uma coletânea dos seus trabalhos. Nos últimos tempos compartilhava suas charges e as de diversos outros profissionais do traço de todo o país em redes sociais e em seu grupo de Whatsapp “serviço de xarjincasa”.
Pai carinhoso de três filhos, avô de um neto, Frank recentemente tinha completado 55 anos. Ao filho mais velho, às meninas, à companheira Patrícia e demais familiares e amigos, os profundos sentimentos e solidariedade de todas e todos os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas e da FENAJ.
Frank, as Véia, todos nós, teus amigos, amigas, colegas e cúmplices de traço, admiradores, estamos muito, muito tristes. Vai em paz, guerreiro!
As homenagens de despedida ao nosso querido Frank Maia serão realizadas hoje, entre as 16 e as 20h, com cerimônia marcada para as 19h. Serão no cemitério/crematório Vaticano, na rua Antônio Jovita Duarte, 9203, bairro Forquilhas em São José.
Florianópolis, 5 de junho de 2022.
Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e Federação Nacional dos Jornalistas
..........................
Foto de abertura: arquivo do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina