Autor:
Redação
Seção:
Desenhistas
Publicado em:
10 de Maio de 2022
Tempo de leitura:
~1 minuto
Coração do Rochinha permanece em sua arte
Por: Redação
Francisco Rocha, o Rochinha, sofreu infarto em 9 de maio e faleceu na cidade de Porto Alegre. Rochinha começou a carreira na década de 1980 mas, segundo informações de amigos, não estava mais desenhando em razão dos problemas de saúde pois era diabético, estava com graves problemas pulmonares e aguardava sua vez na fila para fazer transplante de rins.
A qualidade técnica da arte de Rochinha pode ser vista nas várias publicações em que atuou; Pasquim, Cadernos do 3º Mundo, Encontros com a Civilização Brasileira, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, L'Express, El País e o Popular (GO). Meticuloso, era capaz de ficar horas trabalhando em uma caricatura detalhada a lápis.
Natural de Porto Alegre (RS) e torcedor do Internacional – era formado em arquitetura pela Universidade do Vale dos Sinos (São Leopoldo – RS), em mais de 47 anos de profissão morou em São Paulo, passou durante a década de 1990 uma temporada em Cascais, Portugal e fixou residência em Goiânia (GO) de onde saiu há cerca de três anos para voltar à sua cidade natal.
Vários de seus colegas que integram a Revista Pirralha manifestaram nas redes sociais sentimentos pela perda do companheiro.
...............................
Foto de abertura, reprodução do Facebook