Coração do Rochinha continua em sua arte

Autor:
Redação

Seção:
Desenhistas

Publicado em:
10 de Maio de 2022

Tempo de leitura:
~1 minuto

Coração do Rochinha continua em sua arte

Por: Redação

Francisco Rocha, o Rochinha, sofreu infarto em 9 de maio e faleceu na cidade de Porto Alegre. Rochinha começou a carreira na década de 1980 mas, segundo informações de amigos, não estava mais desenhando em razão dos problemas de saúde pois era diabético, estava com graves problemas pulmonares e aguardava sua vez na fila para fazer transplante de rins.

A qualidade técnica da arte de Rochinha pode ser vista nas várias publicações em que atuou; Pasquim, Cadernos do 3º Mundo, Encontros com a Civilização Brasileira, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, L'Express, El País e o Popular (GO). Meticuloso, era capaz de ficar horas trabalhando em uma caricatura detalhada a lápis.

Natural de Porto Alegre (RS) e torcedor do Internacional – era formado em arquitetura pela Universidade do Vale dos Sinos (São Leopoldo – RS), em mais de 47 anos de profissão morou em São Paulo, passou durante a década de 1990 uma temporada em Cascais, Portugal e fixou residência em Goiânia (GO) de onde saiu há cerca de três anos para voltar à sua cidade natal.

Vários de seus colegas que integram a Revista Pirralha manifestaram nas redes sociais sentimentos pela perda do companheiro.

...............................

Foto de abertura, reprodução do Facebook