Uma pirralha chamada Rita Lee Jones

Autor:
Redação

Seção:
Charge & cartum

Publicado em:
9 de Maio de 2023

Tempo de leitura:
3 minutos

Rita Lee em um show na cidade de Araçatuba em 2009 (foto de Marco Senche, licença Creative Commons)

Uma pirralha chamada Rita Lee Jones

Por: Redação

Cantora, compositora, atriz, escritora e rainha do rock brasileiro, assim os jornais tem definido Rita Lee, que faleceu em  oito de maio de câncer no pulmão em sua casa aos 75 anos. A artista nasceu em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo, filha de pais imigrantes americanos e italianos. O sobrenome Lee teria sido uma homenagem do pai ao general confederado norte-americano Robert E. Lee, comandante das forças escravocratas na Guerra Civil Americana, no entanto, a cantora se apropria criativamente do sobrenome proclamando para todo o mundo musical que ela era "a ovelha negra da família".

Em 1965 ela conhece os irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista e com eles funda o grupo Os Mutantes, um dos mais criativos da música brasileira que marcou a segunda metade da década, juntos, participaram do verdadeiro terremoto cultural que o movimento tropicalista causou no pais. Nos anos de 1970 iniciou carreira solo para na década de 1980 se tornar uma das mais populares cantoras e compositoras brasileira sendo a maior representante feminina do rock brasileiro que teve seu auge naquela década. Sua carreira e seus shows só foram definitivamente encerrados pelos problemas de saúde que a impediram de continuar tocando.

Segundo a Forbes Brasil Rita Lee lançou 315 músicas, que foram regravadas 638 vezes. A mais tocada e regravada da última década é “Mania de Você”, de acordo com os dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou  luto oficial de três dias em todo o país por ocasião da morte da cantora.

EM QUADRINHOS

Rita, qual seria o seu personagem de quadrinhos predileto e por que?

Quando eu era pequena devorava as revistas do Mandrake, um mágico porreta e elegante que num gesto hipnótico resolvia todos os problemas com a bandidagem. Sempre quis ter os poderes dele...

Em termos de quadrinhos mesmo, do que você gosta?

Já fui mais fã de quadrinhos do que hoje; me amarrava em Lili e Zizi, Tarzan, Fantasma, Bolinha e Luluzinha, todos do Disney, Peanuts, Garfield etc. Hoje em dia gosto mais do Angeli e acredito que a saga da Rê Bordosa foi a minha melhor biografia ate hoje.

(declarações retiradas de uma entrevista feita por Heitor Pitombo para a revista Comix no ano 2000)

Clique na imagem para ampliar

ILUSTRADORA

A cantora também desenhava muito bem e é a autora da arte que ilustra a capa do LP “Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida”, de 1972, creditado como o segundo álbum solo de Rita Lee apesar de que em todas as faixas - e nas composições - haver a participação de Os Mutantes, que, por já ter lançado um disco no ano (Mutantes e seus cometas no país dos  Baurets), não teve o nome divulgado por questões de marketing.



Bira Dantas


Fernandes


Alex Ponciano


Alex Ponciano


Genin Guei - feita em cerâmica


Guto Camargo


Jeff Portela


Mário


Genildo


Genildo


1000ton


Nei Lima


Marceloh


Maria Rita


Ykenga


Paulo Batista


Thiago


Thiago


Paulo Capilé


Mastrotti


Fausto


.