Geuvar apresenta os deuses negros ao Brasil

Autor:
Redação

Seção:
Quadrinhos

Publicado em:
28 de Março de 2022

Tempo de leitura:
4 minutos

Geuvar apresenta os deuses negros ao Brasil

Por: Redação

O quadrinhista Geuvar terminou a produção da primeira parte de uma série de 10 volumes sobre a história de um povo africano e seu soberano que são subjugados pelo império português e trazidos para o Brasil como escravos. Em uma senzala na fazenda nasce o neto do rei que será o protagonista e herói desta aventura grandiosa. O limiar dos deuses, certamente, é uma das histórias em quadrinhos de maior fôlego surgida nos últimos anos no mercado brasileiro e será lançada oficialmente em 14 de abril.

A HQ O legado do machado é a introdução da saga onde se apresenta a origem do personagem principal. A primeira parte se passa na África do século XVII e a segunda no Brasil na mesma época. A história tem início com a invasão por portugueses de uma cidadela iorubá, pertencente ao reino de Oyo, do antigo império de Oyo iorubá. Como trata-se de uma comunidade de agricultores a invasão é vitoriosa, os prisioneiros são levados pelos conquistadores e embarcados em um navio negreiro, entre eles, o soberano e sua família. No entanto, o imperador é descendente direto de Xangô, o maior de todos os Alafins e que após a sua morte virou um Orixá. Na senzala brasileira nasce o neto do rei que se tornará o libertador do seu povo. Xangô dará a ele o poder de portar Oxé, o machado místico que foi forjado por Ogum, o ferreiro. Assim começa a saga do herói que deve se desdobrar em mais nove volumes.

Segundo o autor a ideia surgiu com o propósito de valorizar a pessoa negra; "homens e mulheres comuns mas também heróis de sua própria história", afirma. O artista aposta na emancipação por meio da arte e busca dar visibilidade à pessoa negra. Segundo Geuvar o roteiro demandou uma longa pesquisa que servira de base para os próximos volumes.

Geuvar Silva de Oliveira - Nasceu em Imperatriz, no estado do Maranhão e mora em Tocantins desde 1997, graduado em Arte Cênicas pela Universidade Federal de Tocantins (UFT) e Letras pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Começou a carreira de quadrinhista em 1980 quando produziu mais de 30 HQs do caubói Matt Bill, personagem influenciado pr Tex Willer (criação do italiano Luigi Bonelli - 1908/2001). Em Tocantins produziu a HQ do Gira, um duende com aparência de girassol. Criou Quadrinhos da Liga do Cerrado (Homem Suvaco, Maria Paulada, Jeitosa, Homem Pochete, Homem Pichilinga, Senhor Gambiarra e Caryocal), Viagem ao Centro da Gramática e a trilogia Mugambi. É fundador da GComics, que tem o objetivo de representar o Brasil da cultura pop através de quadrinhos e livros. Nos anos 90, começou a produzir quadrinhos para o mercado publicitário e depois quadrinhos independentes. Geuvar trabalhou como chargista em diversos jornais impressos e em agências de publicidade como ilustrador e criador.

SERVIÇO

No limiar dos deuses; o legado do machado - 126 páginas coloridas, publicação independente.

Preço: R$ 20,00 + R$ 10,00 para postagem. Pode ser adquirida pela internet e redes sociais do autor: https://www.facebook.com/profile.php?id=100004986245622 - https://www.instagram.com/geuvaroliveira/ ou site: https://www.geuvaroliveira.com.br/

-------------------

As fotos publicadas foram cedidas pelo autor