Autor:
Redação
Seção:
Desenhistas
Publicado em:
21 de Novembro de 2021
Tempo de leitura:
2 minutos
Empreendedor e artista Klebs é vítima do câncer
Por: Redação
Klebs de Moura e Silva Júnior, roteirista, ilustrador e quadrinista morreu de câncer em 19 de novembro, o artista, nascido na cidade de Rio Claro (SP) em 2 de dezembro de1966, estava prestes a completar 55 anos. Formado em Comunicação Visual pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, atuava no mercado nacional e internacional de quadrinhos desde 1987. Foi ilustrador na imprensa em jornais e revistas (O Estado de S. Paulo, Folha de São Paulo, Veja, Época, Isto É e Placar); publicou quadrinhos nos Estados Unidos (DC Comics, Marvel Comics, Malibu e Valiant), em revistas brasileiras (Metal Pesado e Brazilian Heavy Metal) e ganhou o prêmio HQMIX de melhor mini-série em 2016 (com a graphic novel Pátria Armada).
Exercitando seu lado empreendedor Klebs fundou em 1988, junto com Luke Ross e Fábio Laguna, a Impacto Quadrinhos, que se tornou o HQ Studios Instituto de Arte, uma escola de desenho e quadrinhos, da qual era diretor. Pelas redes sociais a escola informou que: “o estúdio está de luto, mas dará segmento aos trabalhos normalmente. Continuando o sonho de nosso amado diretor”.
“Klebs era um ilustrador e quadrinista de mão cheia. Foi um dos brasileiros desbravadores do mercado americano de quadrinhos. Realizou o sonho de ter a sua própria escola de desenho, que formou muitos outros desenhistas. Mas foi, sobretudo, um grande colega e um grande amigo. Trabalhou comigo nos meus melhores anos de Estadão, compartilhando conhecimento, experiência, mas também muitas risadas. Vai fazer muita falta, mas vai ficar para sempre na minha lembrança”
Eduardo Baptistão (depoimento ao jornal O Estado de S. Paulo).
......................
Foto de abertura: Klebs Junior e Flávio Calazans (pesquisador e editor de quadrinhos) em sessão de autógrafo na CCXP 2016 - COMIC CON de São Paulo (foto blogue pessoal de Calazans)