O que existe de broxante no governo atual

Autor:
Redação

Seção:
Exposições

Publicado em:
12 de Setembro de 2022

Tempo de leitura:
3 minutos

O que existe de broxante no governo atual

Por: Redação

O dia 7 de setembro de 2022 vai entrar para a história não por causa dos festejos de 200 anos da independência, mas pelo espetáculo deprimente que o presidente da República proporcionou ao tentar transformar a celebração em um comício para sua reeleição. A festividade ficou marcada por um discurso medíocre que causou vergonha, indignação e espanto mundial quando ele ao microfone e ao lado da esposa bradava ser "imbroxável".

O presidente Bolsonaro não se referiu aos problemas que o país enfrenta nem apresentou qualquer proposta para superá-los, o que, certamente, fez com que muitos avaliassem que broxante é o governo atual, a fome, o desemprego, a saúde do brasileiro  e tantos outros absurdos diariamente perpetrados pelo ex-militar. Tendo em vista esta situação trágica um grupo de chargistas resolveu enfrentar o ridículo com altas doses de humor.

CONVOCAÇÃO AOS CHARGISTAS

O Grifo (Jornal de humor político), revista Pirralha, coletivo Pavio Curto e grupo POSTe te convidam para uma ação conjunta para enfrentar os factóides que o capetão lança enquanto toca a boiada. A da vez é o imbroxável, e pensamos em fazer algo do tipo ''Amar é...'', só que no nosso caso será usada a hashtag ''#BroxanteÉ...''. Você escolhe qualquer uma das patifarias que eles praticam, assaltos aos direitos dos trabalhadores, genocídio ou o que você quiser trazer à tona. Importante que lance a hashtag #BroxanteÉ...  divulguem a ideia e disparem o máximo que puderem.

Publique sua charge nas redes sociais com a  hashtag #BroxanteÉ e envie-a para contato@revistapirralha.com.br  para que possamos reunir todos os trabalhos aqui na Revista Pirralha.

Broxante ou brochante?

Na verdade as duas formas existem em português pois são palavras homófonas, ou seja, têm pronúncia idêntica mas grafias e significados diferentes. Aquele pincel largo usada para pintar paredes é broxa, assim como o cidadão que tem pouca potência sexual também é. Por sua vez, brocha, segundo o dicionário Aurélio, pode ser desde um tipo de prego curto, uma cunha que se fixa no eixo para segurar a roda ou um tipo de correia que serve para segurar a carga. Brochar teria então o sentido de apertar algo e também poderia se usada como metáfora em relação a uma pessoa que se encontra muito "apertada".

Estabelecido o correto significado dos dois termos e examinado a atitude e os discursos do presidente Jair Bolsonaro podemos dizer que ele é uma pessoa sexualmente insegura e imatura que morre de medo de ser broxa e por isso precisa afirmar sua masculinidade em público (coisa para os psicanalistas avaliarem). Por outro lado, no campo político sua incapacidade se traduz em uma agressividade retórica que tenta brochar a nação, amarrando o povo ao atraso, recorrendo a uma retórica fascista e ameaçando com um golpe político (neste caso cabe aos cientistas políticos a análise).

A situação é realmente broxante sem deixar de ser brochante!

AS CHARGES PODEM SER VISTAS AQUI

-------------------------

Imagem de abertura: ilustração de Guto Camargo e manipulação digital a partir de foto de Antonio Cruz/Agência Brasil (divulgação)