Autor:
Redação
Seção:
Memória
Publicado em:
3 de Janeiro de 2024
Tempo de leitura:
6 minutos
Quatorze artistas foram escolhidos pela Revista Pirralha para homenagear os quadrinhistas falecidos no ano passado
Quadrinhistas mortos em 2023; uma homenagem.
Por: Redação
A Revista Pirralha presta sua homenagem àqueles artistas que faleceram ao logo do ano de 2023. Naturalmente a lista é incompleta pois muitos artistas são inéditos por aqui mas estão listados chargistas, cartunistas e quadrinhistas, locais ou de outros países, que foram publicados no Brasil ou que se destacaram na profissão ao longo da carreira.
Apresentamos onze grandes artistas com links para as páginas da Revista Pirralha onde o leitor poderá obter mais informações sobre sua carreira e três outros importantes nomes cujo falecimento ainda não havia sido registrado pela Revista Pirralha. Nossas homenagens a estes artistas que simbolizam, para os integrantes da Revista Pirralha, todos os colegas de traço que faleceram ao longo do ano que se encerrou.
FEVEREIRO
Chris Browne
Nascimento: 16 de maio de 1952
Morte: 5 de fevereiro de 2023
Chris Browne, o desenhista de Hagar, era filho de Dick Browne, o criador do personagem. Ele assumiu a tarefa de continuar a publicação dos quadrinhos do guerreiro viking após a morte do pai em 4 de junho de 1989 assim como a de manter em funcionamento o estúdio que também produz outras tiras. Sua morte aconteceu 50 anos após a estreia de Hagar, ocorrida em 1973.
Oscar Salas
Nascimento: * 1957
Morte: 6 de fevereiro de 2023
O desenhista argentino Oscar Salas nasceu em Córdoba e era pouco conhecido no Brasil. Ele foi parceiro do Fontanarrosa nas histórias em quadrinhos de Inodoro Pereyra, um dos quadrinhos mais importantes da Argentina. Com problemas de saúde Fontanarrosa se dedicou aos roteiros deixando a arte para seu parceiro que além de desenhista exerceu uma série de outras atividades no campo artístico e cultural.
MARÇO
Paulo Caruso
Nascimento: 5 de dezembro de 1949
Morte: 4 de março de 2023
Paulo Caruso, um dos maiores cartunistas do Brasil morreu aos 73 anos. Ele é irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso, com quem atuou em dupla várias vezes, principalmente em seus bem-humorados espetáculos musicais que misturavam humor, música e um pouco de teatro
Joe Giella
Nascimento: 27 de junho de 1928
Morte: 21 de março de 2023
A carreira do veterano Joe Giella começou em 1946. Ingressou na National Periodical Publications (atual DC Comics) no período conhecido como Era de Prata e trabalhou na editora até a década de 1980, desenhando gibis de vários heróis, como Flash e lanterna Verde, com destaque para as histórias do Batman, entre 1966 e 1968. Seus últimos trabalhos foram as páginas dominicais e tiras da personagem Mary Worth para o King Features Syndicate, entre 1991 e 2016, que não foram publicadas no Brasil.
Negreiros
Nascimento: * 1955
Morte: 22 de março de 2023
Negreiros foi um dos maiores capistas da imprensa brasileira, suas obras, de estilo marcante figuraram nas capas das melhores revistas de informação do país e podiam ser vista praticamente todas as semanas nas bancas e livrarias. O artista tambem foi cartunista do Jornal da Tarde nos anos 1980/1990.
ABRIL
All Jaffe
Nascimento: 13 de maio de 1921
Morte: 10 de abril de 2023
Quem já leu a revista Mad conhece Al Jaffee..Sua carreira teve início em 1942 e a aposentadoria veio em junho de 2000, mais de meio século de cartum que lhe renderam em 2016 o registro no Guinness Book como o cartunista com a carreira mais longa do mundo.
MAIO
Ral
Nascimento: 20 de fevereiro de1951
Morte: 28 de maio de 2023
O cartunista Ral, um dos grandes nomes do cartum brasileiro, faleceu aos 71 anos em decorrência de uma doença degenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que atinge o sistema nervoso e afeta o movimento, inclusive a fala. A doença foi diagnosticada em 2020 e o afastou do trabalho
JUNHO
John Romitta
Nascimento: 24 de janeiro de 1930
Morte: 13 de junho de 2023
John Romita, um dos mais importantes artistas dos quadrinhos Marvel, famoso pelo trabalho desenvolvido nas histórias do Homem-Aranha, morreu aos 93. Ele foi um dos grandes responsáveis pela consolidação do "método Marvel" desenvolvido pelo estúdio para produzir os quadrinhos de ação dos super heróis da editora.
JULHO
Carol Cospe Fogo
Nascimento: 6 de fevereiro de 1983
Morte: 4 de julho de 2023
Em uma manhã de domingo a cartunista Carol Cospe Fogo morreu com apenas 40 anos. Mineira de Belo Horizonte, morou no Rio de Janeiro mas voltou para sua cidade. A artista sofreu uma parada cardíaca por cerca de 20 minutos e precisou ser internada em uma UTI onde veio a falecer, A artista trabalhou em agências de publicidade onde foi diretora de arte e ilustradora.
Francisco Ibanez
Nascimento: 16 de março de 1936
Morte: 15 de julho de 2023
Francisco Ibañez Talavera, o criador de Mortadelo e Salaminho foi um dos autores mais populares do quadrinho espanhol. O desenhista também fez muito sucesso no Brasil quando seus álbuns foram publicado por aqui até o início dos anos de 1980.
NOVEMBRO
Carlo Ambrosini
Nascimento: 15 de abril de 1954
Morte: 1 de novembro de 2023
Carlo Ambrosini marcou seu nome nos quadrinhos italianos, notadamente nos gibis da Sergio Bonelli Editore. O artista tinha uma grande ligação com o Brasil pois era casado com a ilustradora gaúcha Lu Vieira e tinha vários amigos no país, principalmente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Bob de Groot
Nascimento: 26 de outubro de 1941
Morte: 17 de novembro de 2023
Bob (Robert) De Groot iniciou sua carreira como desenhista mas se firmou como um importante roteirista com trabalho publicado nas grandes revistas de quadrinhos da Europa. Apesar de não ter todas suas criações disponíveis em nosso país foi uma perda sentida para os leitores de quadrinhos, principalmente para os apreciadores da escola franco-belga.
DEZEMBRO
Ian Gibson
Nascimento: 20 de fevereiro de 1946
Morte: 11 de dezembro de 2024
Por problemas de saúde o britânico Ian Gibson estava afastado dos quadrinhos nos últimos anos. Ele começou a atuar desenhando em fanzines na década de 1970 até sua arte de firmar na série 2000 DC em 1977, outro ponto alto de sua carreira foi a série Juiz Dredd durante a década de 1980, Seu trabalho atravessou o oceano e foi recepcionado nos EUA por editoras como Marvel, DC Comics e Dark Horse. Nos primeiros anos do século 21 ele criou a personagem Annie Droid para o jornal The Saturday Times. Em sua carreira utilizou pseudônimos como Emberton e Q. Twerk.
John Burns
Nascimento: * 1938
Morte: 29 de dezembro 2023
Um veterano artista inglês, que também chegou a desenhar a série 2000 DC, estava aposentado desde 2022 e enfrentava problemas de saúde. Considerado um dos grandes quadrinhistas da Inglaterra sua carreira começou no início da década de 1960 mas, ao contrário de outros desenhistas de sua geração, não se interessou em fazer carreira no mundo dos gibis de super-heróis americanos, Seu traço ficou conhecido no Brasil entre os leitores do Jornal da Tarde (SP) e O Globo (RJ) que publicaram durante anos a tira diária das aventuras de Modesty Blase desenhada por ele. A misteriosa agente secreta foi criada originalmente para quadrinhos por Peter O'Donnell em 1963 foi adaptada para livros e cinema.